Canal sobre cinema lembra clássicos, traz dicas de livros sobre a sétima arte e críticas
André Azenha

O canal Histórias do Cinema, realizado pelo crítico de cinema André Azenha, divulga semanalmente vídeos que relembram clássicos do cinema, como “2001: Uma Odisseia no Espaço”, traz perfiz de artistas como o Tributo a Marilyn Monroe, e dicas de livros sobre a sétima arte. O link para o canal é http://www.youtube.com/cinezc.

“O objetivo do canal é ajudar a difundir o cinema, não só com críticas de lançamentos, mas especialmente relembrando clássicos e perfis de grandes artistas. Fazer um trabalho de formiguinha para não deixar grandes filmes, cineastas, atrizes e atores caírem no esquecimento. É um trabalho de ’formiguinha’, feito de forma independente, com a ajuda de parceiros, com uma linguagem acessível e ao mesmo tempo que atende a quem simplesmente gosta de cinema, quer conhecer mais sobre o tema, como estudantes, etc”, afirma Azenha.

O objetivo é, inicialmente, o espaço veicular dois vídeos semanalmente: um sobre clássico ou tributo a artista, e um com crítica de filme ou dicas literárias.

Os roteiros são feitos por André, com produção de Paula Azenha e edição e pós-produção de Marcos Vinicius.

Alguns dos vídeos recentes divulgados:

- “2001: Uma Odisseia no Espaço” e o Poder da Imagem - http://www.youtube.com/watch?v=DebdGGnI2TY&t=5s

- Tributo a Marilyn Monroe - http://www.youtube.com/watch?v=P0J6-NrAhqw&t=14s

- Os 35 anos do Jaspion - http://www.youtube.com/watch?v=8RulTQf9DYg

- Livros sobre bastidores do cinema - http://www.youtube.com/watch?v=8RulTQf9DYg

- Guias Básicos para conhecer cinema - http://www.youtube.com/watch?v=jsHjIxFp_EI&t=3s

- 5 livros gratuitos da Coleção Aplauso para ler na quarentena - http://www.youtube.com/watch?v=Hdnckz7xtFo&t=8s

Sobre o autor do canal

Vídeo de apresentação do canal: http://www.youtube.com/watch?v=ZcHuKT0V8k8

Jornalista por formação, crítico de cinema, produtor cultural, pesquisador, curador, assessor de imprensa. Criou o site CineZen Cultural (http://www.cinezencultural.com.br) em 2009.

Criador e coordenador do Santos Film Fest - Festival Internacional de Filmes de Santos, CulturalMente Santista - Fórum Cultural de Santos (ambos eventos presentes no calendário oficial da cidade), Nerd Cine Fest e PalafitaCon.

Em 2016 publicou o livro \"Histórias: Batman e Superman no Cinema\".

Atualmente participa do projeto Hora da Cultura, pela Secult Santos, levando sessões de filmes e bate-papos às escolas da rede municipal.

Colaborou com textos sobre cinema e música para revistas, jornais e sites de Santos, São Paulo, Limeira, Maceió e Rio de Janeiro.

Colaborou com críticas semanais nos jornais Expresso Popular e quinzenais no jornal A Tribuna. Colabora semanalmente com a Rádio Santos FM. Escreveu entre 2012 e 2017 para o blog Espaço de Cinema no G1 Santos. Fez participações comentando cinema na TV Tribuna (afiliada Globo), TV Santa Cecília, etc.

Ministra e ministrou cursos, palestras e oficinas sobre cinema, história do cinema e crítica de cinema em espaços como Sesc Santos, Sesc Belenzinho, Unisanta, Unisantos, Unimonte, Instituto HQ (São Paulo), Liceu Santista, Unifesp, entre outros lugares.

Organizou exposições sobre Sonia Braga, Julie Andrews, Batman, Superman, filmes infantis, e diversos temas.

Realizou o Cine Comunidade, projeto de cinema itinerante que percorreu escolas públicas, creches, asilos, entidades de bairro, associações e ONGs de Santos em 102 sessões de filmes seguidas por bate-papos com o objetivo de formar público para cinema e instigar um olha mais crítico por parte do espectador a partir dos filmes.

Assessor de imprensa com mais de 15 anos de atuação, atendendo clientes das áreas de cultura, gastronomia, terceiro setor, indústria, tecnologia da informação, em Santos, São Paulo e Recife (Feira Música Brasil, em 2009).

Mestrando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Mídia  Sociedade  Teen
Empresa: CineZen