E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Arte no Dique lança filme sobre intercâmbio cultural com sessão gratuita no Cine Roxy 4
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Arte no Dique lança filme sobre intercâmbio cultural com sessão gratuita no Cine Roxy 4
...


Exibição será antecedida por apresentação do Coletivo Querô, em 26/11.



Enquanto se prepara para o Intercâmbio Cultural Brasil-Itália 2019, de 5 a 30 de dezembro, que inclusive terá um encontro com o Papa Bento XI, o Instituto Arte no Dique lançará o documentário “Dique, Cidade Aberta”, que traz o registro da primeira viagem internacional ao sul da Itália, em 2018, de nove crianças que fazem parte da oficina de percussão da instituição.

A sessão gratuita ocorrerá em 26 de novembro, uma terça-feira, 21h, no Cine Roxy 4 do Shopping Pátio Iporanga (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga). A retirada prévia de ingressos pode ser feita no instituto e, no dia do evento, na bilheteria do cinema. A exibição conta com apoio do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos.

Com uma hora e dez minutos de duração e dirigido por Marcos Vinicius e Felipe Seguro, o filme tem título que faz alusão ao clássico neorrealista do diretor italiano Roberto Rossellini, “Roma, Cidade Aberta” (1945). Mas ao contrário do longa original que retrata a segunda guerra mundial, as crianças do Coletivo Querô ocuparam a região sul italiana com muito amor, carinho e talento.

Ao longo de 15 dias, os jovens percussionistas ficaram hospedados em casas de famílias locais e tiveram a oportunidade de se apresentarem em escolas, teatros e conservatórios de música, além de acompanharem aulas de inglês, italiano e francês.

Ficha técnica do filme:

Coordenação geral: José Virgilio Leal de Figueiredo
Direção e Roteiro: Felipe Dantas Seguro e Marcos Vinicius A. Santos
Fotografia: Felipe Dantas Seguro, Marcos Vinicius A. Santos e Nice Gonçalves
Montagem e Edição: Marcos Vinicius A. Santos.
Produção Brasil: Felipe Dantas Seguro e Nice Gonçalves.
Produção Itália: Antonella Tauro, Marco Molino e Vittorio Sabelli.
Tradução: Adriana Ferraz.
Dublagem: Adriana Ferraz, Marcos Vinicius A. Santos e Rejane Bar.
Classificação: Livre.

Serviço:
Lançamento do filme Dique: Cidade Aberta
Terça-feira, 26 de novembro, 21h.
Cine Roxy 4 – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga, primeiro piso do Shopping Pátio Iporanga.
Gratuito – retirada prévia de ingressos na sede do Instituto (Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube) e, no dia do evento, no cinema.



Sobre o Intercâmbio:


O Intercâmbio Cultural Internacional teve início em 2012. Desde lá, os participantes do Arte no Dique tiveram a oportunidade de visitar e receber artistas e empreendedores sociais de diversos países da América do Sul e Europa. Com isso, foi possível oportunizar a troca, vivência e ganho de repertório cultural e social de crianças e jovens e de todo o público envolvido nessa ação.

Ao longo desse período, dois jovens que frequentavam as oficinas de percussão do Instituto Arte no Dique decidiram viver profissionalmente em solo europeu, eles são: Gabriel Prado, 22 anos, morador de Bari na Itália onde vive há quatro anos, e Jorge Henrique, da mesma idade, morador de Marselha, na França, há dois anos.

Em 2019, oito crianças entre 07 e 12 anos, moradores do Dique da Vila Gilda e de bairros vizinhos, estão realizando ensaios diariamente para uma nova viagem. A experiência em um outro país permitirá, ainda que por alguns dias, encontrar um “novo mundo”, onde terão acesso a outros hábitos, costumes, identidades, gastronomia, idiomas, horizontes, enfim, cultura.



Sobre o Arte no Dique

28 de novembro de 2002. Nessa data foi lançada a pedra fundamental do Instituto Arte no Dique. Passados quase 17 anos (que serão completados em 28 de novembro), mais de 15 mil pessoas, em grande parte moradores do Dique da Vila Gilda, em Santos, frequentaram as oficinas da instituição, tiveram acesso à cultura e à arte. “Cultura como um todo”, como costuma dizer o presidente da ONG, José Virgílio Leal de Figueiredo, já que o Arte no Dique trabalha, com seus colaboradores, alunos, frequentadores, parceiros, a questão da cidadania. Desde a entrega semanal de leite para a comunidade, até as oficinas de percussão (que deram início ao projeto), violão, dança, informática, customização, as exibições de filmes seguidas de debates, shows. Artistas de renome como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Sergio Mamberti, Lecy Brandão, Wilson Simoninha, Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Luiz Caldas, Geraldo Azevedo, entre outros, já se apresentaram no espaço.


Diariamente, cerca de 600 pessoas participam do projeto, que tem a missão de oferecer oportunidade de transformação e desenvolvimento humano e social a crianças, adolescentes, jovens e adultos através da participação da comunidade em ações educativas, de geração de renda, meio ambiente e valorização da cultura popular da região. O trabalho sério, que gerou importantes resultados inclusivos, levou a instituição a tornar-se referência em inclusão social, no Brasil e no exterior, sendo convidada diversas vezes festivais e congressos. Outras informações: http://www.artenodique.com.br e http://www.facebook.com/artenodique.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Sociedade  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: CineZen  
Contato: André Azenha  
Telefone: 13-33072838-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/cinezen
Facebook: http://www.facebook.com/CineZen
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.