E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




“Brinquedos Sustentáveis” estimula reflexão sobre consumo e lixo
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Objetivo da exposição é incutir nas crianças princípios conservacionistas
Objetivo da exposição é incutir nas crianças princípios conservacionistas

Dezenas de profissionais de várias áreas do conhecimento, estudantes e crianças prestigiaram a exposição “Brinquedos Sustentáveis”, ocorrida de 14 a 17 de outubro, no piso superior do Shopping Galeria. Quase 100 pessoas assinaram o livro de mensagens e foram distribuídos 200 jogos da velha como brinde para as crianças que visitaram a mostra. A atividade, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Osasco, teve como proposta promover a reflexão sobre consumo e descarte dos resíduos, estimulando os 5R (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar).

Crianças, adolescentes e adultos se encantaram com brinquedos feitos a partir de caixa de leite, papelão, garrafas de plástico, latinhas, tampinhas, tais como máquina de lavar, geladeira, fogão, centopeia, bonecas, carrinhos, dentre outros.

Os brinquedos de garrafa pet e papelão são excelentes, pois é uma maneira de evitar que esse material vá para o lixo, é o que garante Lúcia Aoki, educadora e organizadora da exposição. Para a professora, é preciso que os pais estimulem diariamente os filhos a observarem, por exemplo, as cores, os perfumes, as texturas das flores e folhas.

“Instigar as crianças a confeccionar os brinquedos com materiais recicláveis, além de estimular as habilidades motoras, estimula a reflexão sobre o meio ambiente e seus recursos naturais, assim como as formas de consumo e o destarte correto dos resíduos”, comentou Lúcia Aoki.

Uma das pessoas que visitou a exposição é Natasha Maiorino, estudante do terceiro ano de Marketing, na Faculdade Estácio de Sá, que ficou maravilhada com as possibilidades de brinquedos. “Preciso fazer um trabalho na faculdade sobre ecossistemas e produtos que não agridem ao meio ambiente. Ao visitar a exposição tive várias ideias de como desenvolver meu trabalho. Gostei de tudo, mas fiquei encantada com a casinha e máquina de lavar, ambas feitas de papelão”.

Para Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente de Osasco, a exposição mostra para a sociedade e para os pequenos que não é preciso gastar dinheiro para ter brinquedos.

“É importante despertar a consciência ambiental nas crianças através do reaproveitamento dos materiais recicláveis e mostrar que não precisa gastar dinheiro para ter um brinquedo bonito e legal. A reciclagem é fundamental para preservar a qualidade de vida e combater o aquecimento do planeta. Os aterros sanitários estão cheios de resíduos que poderiam ser reaproveitados”.

A prefeitura de Osasco tem realizado e apoiado diversificadas ações com materiais recicláveis, dentre elas exposição “O lixo que educa: a valorização de materiais recicláveis na escola e no artesanato”, feira de artesanato sustentável, oficinas de artesanato com recicláveis, oficina de jardinagem com pneus, oficinas educativas de reciclagem e reaproveitamento de materiais.

Pessoas de várias cidades assinaram o livro do visitante da “Exposição Brinquedos Sustentáveis”, oriundas de Carapicuíba, Cotia, Barueri, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e capital paulista. Dentre elas, profissionais de escolas, universidades, creches, CEUs e ONGs.

INFORMAÇÕES
Lúcia Aoki, no (11) 99507-8134 ou luciajp1@hotmail.com

Editorias: Criança  Ecologia e Meio ambiente  Economia  Industria  Negócios  
Tipo: Artigo  Data Publicação: 19/10/15
Fonte do release
Empresa: Comunicação PV Osasco, SP  
Contato: Comunicação Partido Verde (43) Osasco, SP  
Telefone: 11-3684-0293-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN: rosicheque@hotmail.com
Twitter:
Facebook: www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.