A vermelhidão ocular crônica devido a vasos sanguíneos dilatados é reversível ou tratável?

“A vermelhidão ocular podem ser causada por uma variedade de fatores, incluindo lentes de contato sujas, fumaça de cigarro, alergias, infecções, olho seco, inflamação e glaucoma. Alguns desses problemas são menores e prontamente tratáveis; outros são emergências médicas. Uma vermelhidão súbita, especialmente acompanhada de dor aguda, sugere a necessidade de cuidados médicos imediatos”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

“O paciente nunca deve usar colírios, sem receita médica, para aliviar a vermelhidão. Estes restringirão os vasos sanguíneos e reduzirão a vermelhidão temporariamente, mas os vasos sanguíneos se dilatarão após o efeito do colírio desaparecer. Se usados cronicamente, esses colírios podem causar mais vermelhidão ocular, devido à constrição constante e dilatação dos vasos. Os colírios, que simplesmente lubrificam os olhos, são um melhor tratamento para a vermelhidão causada por irritantes como poluição, fumaça de cigarro ou incêndios nas proximidades”, ensina a oftalmologista Sandra Alice Falvo, que integra o corpo clínico do IMO.

As pessoas que não limpam adequadamente suas lentes de contato devem abandonar esse mau hábito, pois à medida em que envelhecem, isso pode levar à vermelhidão e à irritação crônicas. “A vermelhidão também pode indicar que as lentes de contato não estão colocadas adequadamente; é importante substituí-la por lentes perfeitamente encaixadas, uma vez que lentes mal acomodadas podem danificar a córnea”, alerta a oftalmologista.

Os sintomas também podem ser uma pista para a causa da vermelhidão do olho. “Os olhos com coceira podem indicar uma resposta alérgica, a falta ou o excesso de lágrimas pode ser um sinal de olho seco e a descarga amarelada pode indicar uma infecção. A causa determinará se os olhos cronicamente vermelhos podem ser tratados com sucesso. Um exame oftalmológico abrangente é o principal a fazer para erradicar a causa do problema”, defende Sandra Falvo.

CONTATO:
Site: http://www.imo.com.br/home.aspx