Lembrança de infância compartilhada na literatura
Livro \"Canto quase coro Sambaquiano\" - Foto: Divulgação

Francisco Carlos Duarte lança o livro \"Canto quase coro sambaquiano\", uma narrativa simples, criativa e poética de momentos de quando era menino em Araquari

Memória da infância vivida numa pequena cidade catarinense deu origem à ficção “Canto quase coro sambaquiano”, livro de estreia de Francisco Carlos Duarte na literatura. Advogado, professor de Direito e procurador do Estado do Paraná (inativo), o autor tem seu nome gravado em 25 títulos jurídicos.

Publicada pela Kotter Editorial, a obra, já lançada em Portugal, traz texto e imagens que têm como cenário um vilarejo no qual a vida transcorria normalmente até um dia quando é achada a ossada de um sambaqui.

A partir da descoberta, a narrativa se desenrola. Com linguagem simples, criativa e poética, o autor resgata momentos da infância em Araquari (SC), sua terra natal. A rotina das crianças do vilarejo Bom-Belo Rio-Mar, que se divertiam no rio, é quebrada quando o “tesouro arqueológico” é descoberto.

Com referências à cultura sambaquiana, desfilam pelas páginas cenas e personagens descritos pelo olhar infantil e ricos em detalhes. Situações inusitadas, travessuras, artimanhas e brincadeiras se misturam à natureza retratada com suas particularidades e também sob os pontos de vista histórico e arqueológico.

Impressões

Sueli Hreisemnou de Oliveira, diretora presidente da Fundação Municipal de Cultura de Araquari, depõe que o livro “trata-se de uma prosa poética com um toque de refinamento ou poesia em forma de prosa, ou ainda melhor, palavras cantadas. São lembranças como um gosto de fantasia, repletas de detalhes inspirados na memória e na história”.

Jaime Sant’Anna, professor doutor da Universidade Estadual de Londrina, descreveu “para além do encantamento gerado pelo resgate da infância, o texto é rico na construção de imagens, mas frases/versos com vasto efeito sonoro”.

Sueli do Rocio Silva, psicanalista lacaniana e poeta, afirma que “a desta obra é a homenagem que Francisco gostaria de prestar às origens, à mãe e à cidade. O gesto bom-belo materializou-se neste presente para todos”.

Ficha Técnica

“Canto quase coro sambaquiano”, de Francisco C. Duarte, Kotter Editorial, 69 páginas, preço sugerido R$ 34,00

O autor - Nascido em Araquari (SC) e radicado desde 1973, em Curitiba (PR), Francisco Duarte é Ph.D in Law e professor titular de Direito dos cursos de graduação, mestrado e doutorado aposentado da PUCPR e procurador do Estado do Paraná inativo. Publicou mais de 25 livros jurídicos.

Editorias: Cultura e Lazer
Empresa: Novo Conceito Assessoria em Comunicação