Trio Paranaense traz acordes em violino, violoncelo e piano de obras clássicas no Guairinha
Luiz Pozzi, Winston Ramalho e Adriana Savytzky. Foto: Bebel Ritzmann

Concerto camerístico dos músicos Winston Ramalho, Adriane Savytzky e Luiz Guilherme Pozzi apresenta composições de Rachmaninoff, Strauss e Brahms

Acordes de obras clássicas de Rachmaninoff, Strauss e Brahms vão ecoar no palco do Teatro Guairinha, nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 20 horas. As composições serão apresentadas pelo violinista Winston Ramalho, violoncelista de Adriane Savytzky e pianista de Luiz Guilherme Pozzi, que integram o Trio Paranaense. No concerto, os músicos revivem e resgatam o nome, momentos e peculiaridades do primeiro conjunto camerístico, formado no ano de 1932, em Curitiba, por Bianca Bianchi (violino), Charlotte Franck (violoncelo) e Reneé Devraine Franck (piano).

A programação do concerto Trio Paranaense e o Romantismo traz em duo (violoncelo e piano) a Sonata em sol menor para violoncelo e piano opus 19, do compositor russo Sergei Rachmaninoff (1873-1943), um dos maiores pianistas da história; e a Sonata para violino e piano em Mi bemol maior opus 18 de Richard Strauss (1864-1949), escrita quando o compositor estava com 24 anos. O grupo camerístico encerra a apresentação com Trio em dó menor opus 101, de Johannes Brahms (1833-1897), composta em 1886 para violino, violoncelo e piano.

O concerto do Trio Paranaense também será apresentado na Capela Santa Maria (4 e 5 de junho) e no Paço da Liberdade (8 de junho).

Os músicos

Winston Ramalho - começou a estudar violino aos 8 anos. Na Áustria estudou música de câmara. Foi primeiro lugar em vários concursos nacionais e internacionais, e participou em concertos e recitais de câmara no Brasil, Áustria, Alemanha, Hungria, Itália, Croácia, Bélgica, com renomados grupos e músicos. Também se apresentou como solista e camerista em consagradas salas de concerto, e solista de importantes orquestras brasileiras. Leciona nos principais festivais do Brasil e América do Sul, é diretor musical e spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba e Camerata Antiqua de Curitiba.

Adriane Savytzky - estudou violoncelo na EMBAP onde se graduou em 1983. É convidada regularmente como professora e recitalista em diversos festivais de música no Brasil e na Europa. Atuou como professora da Escola de Música da OSPA. Professora convidada do 12º Suzuki Method World Convention em Dublim, Irlanda. Integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa e ocupou o cargo de primeiro cello da Salzburg Chamber Soloists e da Deutsche Kammerakademie Neuss Am Rhein (Alemanha). Atualmente é membro do Amade Trio Salzburg e primeiro cello da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Luiz Guilherme Pozzi - bacharel em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com pós-graduação pela Escola Superior de Música de Freiburg, e pela Universidade de Música e Artes Dramáticas de Graz, na Áustria. É mestre em música pela Unicamp e doutor em música pela USP. Possui grande experiência como pianista recitalista, camerista e solista de orquestra. Seu CD de estreia, gravado ao vivo com a Sonata Op. 5 de Brahms e a Sonata em si menor de Liszt, ganhou a categoria revelação do 26º Prêmio da Música Brasileira. Ensina piano e música de câmara na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e é professor de piano na Faculdade Santa Marcelina e na USP.

Serviço
Concerto Trio Paranaense e o Romantismo - Winston Ramalho (violino), Adriane Savytzky (violoncelo) e Luiz Guilherme Pozzi (piano)
Data: 23 e 24 de maio, às 20 horas
Local: Teatro Guairinha – Rua XV de Novembro, 971 – Centro – Curitiba – PR