CREF9/PR destaca papel do profissional de Educação Física no Dia Mundial de Prevenção da Obesidade
Foto: Freepik

No Dia Mundial de Prevenção da Obesidade, que se comemora em 11 de outubro, o Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) lembra o importante papel que a atividade física orientada tem nos programas de emagrecimento e no controle da obesidade e suas complicações, doença que tem levado cerca de 80 mil pessoas a óbito todos os anos.

“Juntamente com outras áreas da saúde, o profissional de Educação Física atua na profilaxia dos males que podem levar à obesidade mórbida, e também auxilia no tratamento e controle da doença”, lembra o professor Antonio Eduardo Branco, presidente do CREF9/PR.

Ele reforça que, através de atividades físicas e exercícios orientados, juntamente com uma boa anamnese, um bom controle e um bom check up, os profissionais da Educação Física têm um papel significativo na redução das taxas da obesidade, assim como na prevenção das doenças crônicas associadas a ela, tais como pressão alta, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outras.

“Temos nos colocado sempre à disposição para apoiar iniciativas do Conselho Nacional de Saúde e das Secretarias de Saúde, para que efetivamente, cada dia mais, essas parcerias contribuam para melhorar à saúde da população”, reforça o presidente. “Estamos dispostos e à postos para contribuir com o controle dessa epidemia, através dos exercícios e atividades físicas orientadas pelos profissionais de Educação Física”, finaliza.

Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região Estado do Paraná | CREF9/PR
E-mail: crefpr@crefpr.org.br