Hospital do Câncer promove capacitação de Cuidados Paliativos para cidades vizinhas

Reuniões mensais buscando capacitar novos profissionais para o tratamento oncológico. Esta é a rotina da equipe dos Cuidados Paliativos do Hospital do Câncer em Uberlândia que, desde setembro de 2018, promove cursos para melhorar o tratamento paliativo junto as 80 cidades que são atendidas no Hospital.
No dia 04 de dezembro aconteceu o último encontro de 2019, chegando ao número de 36 cidades já capacitadas. As equipes multiprofissionais, com médicos, enfermeiros, nutricionistas e outras especialidades, passaram oito horas reunidas para debater e conhecer melhor como fazer um atendimento de qualidade em suas cidades.
A médica Paula Andréa Victal de Carvalho Junqueira de Freitas, coordenadora do programa de Cuidados Paliativos, afirma que alguns pacientes tem dificuldades de vir a Uberlândia, tanto por questões de transporte quanto de dores, já outros possuem o desejo de ficarem em suas cidades, o que levou a sua equipe a planejar uma capacitação com as cidades vizinhas. “As equipes das cidades de origem se sentiam despreparadas para esse tipo de atendimento, então a ideia foi criar um curso que pudesse fortalecer o vínculo entre a cidade vizinha e nossa equipe de Cuidados Paliativos. Assim, começamos um treinamento para que os pacientes possam ser tratados com uma equipe preparada em sua cidade”, explica.
Por promover essa nova maneira de atuação e integração, dados sobre os encontros foram levantados e levados até o II Congresso Paulista de Cuidados Paliativos, que aconteceu nos dias 31 de novembro e 1 de dezembro. A apresentação no congresso trouxe elogios à equipe, já que essa proposta de capacitação é algo novo no segmento de tratamento paliativo.

Editorias: Negócios  Serviços  Sociedade
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO