E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Dia Mundial da Saúde Ocular relembra a importância do acompanhamento oftalmológico
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Dia Mundial da Saúde Ocular relembra a importância do acompanhamento oftalmológico
...



A visita frequente ao oftalmologista ajuda a prevenir e tratar precocemente doenças oculares

Quando falamos em cuidado com a saúde, raramente lembramos da saúde ocular. Por se tratar de um dos sentidos mais importantes, merece atenção especial tanto quanto os demais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo que mais de 75% poderiam ser evitados ou curados. Por isso, os médicos oftalmologistas sugerem consultas preventivas a cada seis meses ou um ano, com o intuito de doenças que atingem a visão. O oftalmologista Dr. Ruy Missaka alerta sobre a importância de visitar o médico regularmente. “O olho é o órgão responsável pela visão e merece avaliações regulares, pelo menos uma vez ao ano. O oftalmologista atua mantendo a saúde visual, assim como prevenindo e tratando precocemente doenças oculares, que muitas vezes, podem manifestar-se sem sintomas e que são detectadas num exame de rotina”.
O dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho, nos traz em voga assuntos relevantes desse órgão e sobre doenças que podem levar à cegueira. Entre elas, a catarata, uma das principais causa de cegueira reversível no Brasil, e a retinopatia diabética, doença que pode causar cegueira definitiva.

Retinopatia Diabética
Atualmente, a diabetes atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas com diabetes. Se não controlada, a doença pode levar a diversos problemas como a retinopatia diabética. Esta condição, afeta os pequenos vasos da retina, e esta é a responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. “O surgimento da retinopatia diabética está relacionada, principalmente, ao tempo de duração da diabetes e ao descontrole da glicemia”, afirma Dr. Ruy. Ele ainda ressalta que se a diabetes não for controlada, as altas concentrações de glicose no organismo podem desencadear alterações, levando a disfunção dos vasos da retina.
Os sintomas podem variar desde leve embaçamento visual até a baixa visual severa, levando à cegueira. Em muitos casos, a retinopatia pode manifestar-se de forma assintomática, por isso a importância de um acompanhamento oftalmológico de rotina. A doença não tem cura, porém, se controlada adequadamente, é possível reduzir a chance do desenvolvimento da retinopatia e da perda visual.

Catarata
No Brasil, a catarata é a doença que mais causa cegueira no mundo, responsável por 48% de todos os casos, segundo dados da OMS.
Trata-se de uma doença silenciosa que vai levando as pessoas a terem distorções visuais, podendo chegar a cegueira. O oftalmologista garante que a perda da visão resultante da doença pode ser revertida com a cirurgia. “A cirurgia de remoção da catarata e o implante de uma lente intraocular, na grande maioria dos casos, melhora significativamente a visão”, ressalta. A doença pode ocorrer em apenas um ou em ambos os olhos, dependendo da causa. Os cuidados pós-operatórios exigem cuidados como qualquer outra cirurgia.

Importância do dia Mundial da Saúde Ocular
Dr. Ruy destaca a importância de um dia dedicado à saúde ocular e a valorização que a população deve ter com os cuidados com a visão. “A visão é a capacidade que o indivíduo tem de perceber o universo que o cerca. A OMS estima que 60 a 80% dos casos de cegueira em todo o planeta são evitáveis ou tratáveis se o paciente receber atendimento correto e em tempo adequado”.


Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: SERIFA COMUNICAÇÃO  
Contato: ANALÚ GUIMARÃES  
Telefone: 34-32246084-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.