Barragem do Piraí, antigo projeto de Itu, começa obras em 2022

Obra que beneficiará Itu, Salto, Indaiatuba e Cabreúva, na captação de água, será licitada ainda este ano.

O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira (26/10), em Indaiatuba, a liberação de R$ 70 milhões para a construção da Barragem do Piraí, com capacidade de armazenamento de 8,7 bilhões de litros de água, para beneficiar o combate à crise hídrica da região de Itu, integrante do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí (CONIRPI), que também inclui os municípios de Indaiatuba, Salto e Cabreúva.

O chefe do Executivo ituano, Guilherme Gazzola, participou da cerimônia, que contou ainda com as presenças dos prefeitos de Indaiatuba, Cabreúva e Salto, respectivamente, Nilson Alcides Gaspar (presidente do CONIRPI), Antônio Carlos Mangini, e Laerte Sonsin Júnior. A Estância Turística de Itu também esteve representada por secretários municipais e vereadores.

A barragem do rio Piraí vai garantir água pelas próximas décadas para a população de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva. O Governo do Estado está aportando R$ 70 milhões para que o consórcio dos municípios possa, ainda neste ano, abrir a licitação e, no primeiro semestre de 2022, iniciar as obras da barragem.

“O Governo do Estado mostrou-se sensível às necessidades dos quatro municípios do interior paulista, acima citados, diante da mais rígida estiagem dos últimos 91 anos, colaborando com investimento indispensável para o reforço do abastecimento hídrico da região”, comentou Guilherme Gazzola, Prefeito de Itu.

Com 386 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d’água de 1,3 quilômetros quadrados, a barragem do Ribeirão Piraí será construída na divisa de Itu e Salto. A licitação para execução da obra está prevista para este ano e a construção, que será coordenada pelo Daae (Departamento de Águas e Energia Elétrica), deve ocorrer no primeiro semestre de 2022.

27/10/2021

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Turismo