E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Restauro do Cruzeiro Franciscano de Itu produz conhecimento científico
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Cruzeiro Franciscano da Estância Turística de Itu
Cruzeiro Franciscano da Estância Turística de Itu

As obras do Cruzeiro Franciscano, localizado na Praça Dom Pedro I, no Centro Histórico da Estância Turística de Itu, seguem em mais uma fase de muitas pesquisas e descobertas. O monumento foi tombado pelo patrimônio histórico estadual em 2003, junto com o centro histórico de Itu, também tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O pedestal e a cruz foram construídos em arenito, oriundo da região de Sorocaba, e varvito de Itu, rocha sedimentar do período glacial. A obra é do mestre pedreiro Joaquim Pinto de Oliveira, o Tebas, construtor negro responsável por importantes obras paulistas do século 18.

Cada trabalho de restauro, que é feito com suporte científico, produz conhecimentos que ficam registrados nos relatórios técnicos, disponíveis para estudos, o que torna esse trabalho muito importante. As informações desse acervo técnico propiciam uma melhora para os estudos futuros do patrimônio cultural do Brasil. Essa análise dá suporte científico para que seja utilizada a composição mais compatível com a estrutura bicentenária do Cruzeiro e serve de exemplo para outras obras de restauro semelhantes.

Em rochas retiradas do local estão sendo analisados, em laboratórios, preparos de materiais como areias, pigmentos, argamassas de diversas composições com o objetivo de achar a que melhor combina com o centenário Cruzeiro seja utilizada, sem que cause prejuízos para sua aparência ou estrutura. É um estudo que demanda tempo, conhecimentos, tentativas e descobertas.

“A cada processo se percebe a riqueza que o Cruzeiro Franciscano de Itu possui. Os elementos, as técnicas e a genialidade que foram exigidas na época da construção ainda causam perplexidade nos atuais profissionais envolvidos na obra. O nosso trabalho é promover essas informações para que as pessoas percebam a jóia que Itu tem dentro do patrimônio histórico paulista e brasileiro”, destacou a Secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Maitê Velho.

Trabalho científico

O que está sendo feito no Cruzeiro Franciscano é estudar e produzir conhecimento em cima de uma rocha que só existe em Itu. Construído em 1795, talhado em rocha com cerca de 9 metros de altura, o cruzeiro integrava o conjunto arquitetônico franciscano, destruído por um incêndio em 1907, sendo a única peça remanescente ainda em pé.

O Cruzeiro faz parte do centro histórico de Itu, com cerca de 240 construções dos séculos 18 e 19 tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) de São Paulo desde 1989. Além disso, será um dos protagonistas no pleito da cidade em tornar seu centro histórico patrimônio mundial pela UNESCO. O número expressivo de monumentos tombados em Itu dá bem a idéia da importância da cidade na história do Brasil.

18/10/2021


http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Ciência e Tecnologia  Construção e Arquitetura  Cultura e Lazer  Religião e Espiritualidade  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.