E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Itu na rota de maiores cavernas do País
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Das 718 formações cadastradas, pelo governo do Estado, 441 ficam no município de Iporanga e outras 80 em Apiaí. A Estância Turística de Itu também contribui com a Gruta do Riacho Subterrâneo, no Camping do Casarão, a maior caverna em granito do país e uma das maiores do mundo.

São Paulo é o segundo estado do país com o maior número de cavernas. De acordo com o cadastro nacional da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), o patrimônio de cavernas paulista representa 12,5% de todas do Brasil.

A descoberta

Uma pesquisa de Espeleólogos descobriu em Itu a sexta maior caverna de granito do mundo. A descoberta foi feita durante estudos na Gruta do Riacho Subterrâneo, no Camping Casarão, considerada a maior caverna do tipo no Brasil e no hemisfério sul. Na área pesquisada e medida até agora, com 1.249 metros lineares, já foram encontradas mais de 100 espécies de animais. Se a pesquisa tiver continuidade, a formação pode ajudar nos estudos sobre a evolução geológica da região.

Foi no feriado de 1º de Maio de 2009, que aconteceu o primeiro reconhecimento físico da Gruta do Riacho Subterrâneo, com referência baseada numa foto, antecedido pela sensação de que seria apenas mais uma pequena gruta de granito. Mas, não foi esse o resultado desse trabalho.

O grupo pioneiro, com a intenção de mapear o local, percebeu logo na entrada da caverna que a suposta pequena cavidade era muito maior do que se imaginava. Agora se sabe que o trabalho ainda será longo e poderá, no futuro, se tornar num novo atrativo turístico do município.

No decorrer das atividades de campo, ocorreram inúmeras descobertas interessantes, que vão desde uma grande variedade de espeleotemas (sedimentação química que ocorre dentro de cavernas que se tornam excelentes arquivos que guardam informações sobre o clima do passado), diversidade de fauna, fragmento de um artefato cerâmico (ainda não datado), evidenciam que a Gruta do Riacho Subterrâneo tem um notável desenvolvimento pela sua litologia (a rocha que se forma a partir do solo).

18/08/2021


http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Ciência e Tecnologia  Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.