Turismo e Educação do Estado lançam o Programa Inova Educação

A idéia de um projeto de “Turismo na Escola”, para incentivar o interesse dos alunos, de primeiro e segundo graus, agora se tornou realidade com o anúncio do Governo do Estado do Programa Inova Educação, uma ótima estratégia para envolver os jovens com o turismo.

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e a Secretaria da Educação (Seduc-SP) acabam de lançar, as Eletivas de Turismo do Programa Inova Educação para os alunos da rede pública estadual. As eletivas serão divididas em três disciplinas e tem como objetivo fomentar o turismo nas futuras gerações.

O comprometimento é incentivar o turismo e os benefícios que ele traz para as novas gerações como o cuidado com o meio ambiente e a diversidade social e cultural. A estratégia de otimizar o setor do turismo se deve ao fato da sua importância na economia, pois foi responsável por 7,7% do PIB do país e 9,3% do Estado de São Paulo em 2019.

No lançamento do Programa, o Secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinicius Lummertz, declarou: “É fundamental que uma nova geração de jovens perceba todo o potencial do turismo e se volte para as carreiras que estão associadas à sua cadeia produtiva”.

As eletivas estão divididas em três disciplinas: o Expresso Turístico para o 6º e 7º ano, Turismo de Natureza e Aventura para o 8º e 9º ano e Redes Turísticas para o ensino médio.

O Expresso Turístico será uma introdução ao turismo, apresentando quais os tipos de atrativos turísticos, além do reconhecimento ao turismo local. O Turismo de Natureza e Aventura será dedicado ao conhecimento ambiental, com um processo pedagógico que inclui jogos e desafios. O Redes Turísticas será focado na prática, estimulando o empreendedorismo e o conhecimento sobre as redes de turismo.

Com essa oportuna inovação, a Estância Turística de Itu poderá se beneficiar com uma possível retomada de cursos de turismo a nível universitário que, há muitos anos, foi abandonado por falta de candidatos. Um projeto desse tipo vai estimular o processo do ensino da história e cultura de Itu para alunos e professores, bem como despertar a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de Itu. Dessa forma, serão incluídos com nova consciência cidadã o que fortalecerá a dinâmica e o respeito pelo turismo ituano.

09/08/2021

Raul Machado Carvalho – Editor