Dia Maestro Elias Lobo é celebrado em Itu

Uma realização conjunta entre Museu da Música e Coral Vozes de Itu

O Museu da Música – Itu e o Coral Vozes de Itu celebram, nesta sexta-feira, dia 06 de agosto, o Dia Maestro Elias Lobo, em memória do compositor ituano do século XIX.

Elias Álvares Lobo (1834 - 1901) se projetou na cultura musical brasileira ao escrever a ópera A Noite de São João, apresentando-a à Corte de D. Pedro II em 1860. Tornou-se o primeiro compositor brasileiro a escrever uma ópera de caráter nacional.

Nascido em Itu, onde foi liderança cultural, após os quarenta anos, viveu também em Itatiba, Campinas e São Paulo, onde foi responsável pela publicação dos primeiros métodos de música utilizados nas escolas públicas paulistas. Sua obra, grande parte de música sacra, está preservada no Museu da Música – Itu e tem sido revelada a partir concertos e apresentações, sobretudo pelo Coral Vozes de Itu.

Desde agosto de 2014 seus restos mortais repousam no Cemitério Municipal de Itu.

Neste ano, a celebração do Dia Maestro Elias Lobo será realizada na Igreja do Bom Jesus, onde ele foi aluno de música do padre Jerônimo Pinto Rodrigues. O Coral Vozes de Itu e a Schola Cantorum de Itu se apresentarão durante a Missa das 17h30, no dia 6 de agosto, cantando obras de Elias Lobo e outros músicos de Itu, inclusive uma peça de autoria do Padre-mestre Jerônimo.

A celebração conta com apoio da Igreja do Bom Jesus e do Instituto Cultural de Itu.

Missa comemorativa do Dia Maestro Elias Lobo
06 de agosto de 2021, 17h30
Igreja do Bom Jesus
Participação do Coral Vozes de Itu e Schola Cantorum de Itu.

03/08/2021

Raul Machado Carvalho – Editor