E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Biblioteca Histórica de Itu completa 5 anos com novas coleções
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Coleção de publicações da revista Mensageiro do Coração de Jesus.
Coleção de publicações da revista Mensageiro do Coração de Jesus.

A Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux da Estância Turística de Itu está completando cinco anos de atividades. Instalada na igreja do Bom Jesus, a coleção reúne obras raras entre livros e periódicos que pertenceram à antiga Biblioteca dos Jesuítas, Colégio São Luís e Congregação Mariana. Ao encerrar suas atividades em Itu, em 1992, os jesuítas deixaram um conjunto de livros e revistas que serviram ao seu trabalho missionário e na redação da revista Mensageiro do Coração de Jesus.

A Biblioteca Histórica foi inaugurada em julho de 2016, centenário de nascimento do seu patrono, um dos célebres jesuítas que viveram na igreja do Bom Jesus, o padre Luiz D’Elboux (1916 - 2002). Ela funciona no mesmo espaço da antiga Typographia do Apostolado, criada em 1894 pelo Padre Bartolomeu Taddei, primeira editora do Mensageiro do Coração de Jesus.

A coleção foi salva de um encaixotamento equivocado, feito em 2010. Entre 2014 e 2016 o material foi higienizado e selecionado por voluntários sob a orientação da bibliotecária Profª Maria Cristina Monteiro Tasca. Nestes cinco anos todos os periódicos foram catalogados. Os livros estão em processo de catalogação e conservação permanente.

Em parceria com o jornal católico de Itu A Federação, a Biblioteca tem publicado semanalmente a coluna Memória, com notícias publicadas no jornal há cem anos; divulga também trabalhos sobre a história da Igreja em Itu, bem como artigos de autoria de seu patrono.

A Biblioteca também mantém uma coluna mensal sobre a vida e obra do padre Taddei na revista Mensageiro do Coração de Jesus. Além disso, publicou um caderno de textos do padre D’Elboux (2016) e a história do Colégio São Luís pela ótica de Tristão Mariano da Costa (2017). Bimestralmente divulga uma notícia de suas atividades, acervo e histórias através das redes sociais.

Anualmente a Biblioteca organiza a Semana Padre Bartolomeu Taddei, realizada desde 2017, nos meses de junho.

Antes da pandemia recebeu, periodicamente, diversos grupos de alunos e peregrinos com ação educativa sobre seu acervo. Em 2020 foram incorporadas à Biblioteca a coleção de livros do Mosteiro Redentorista da Imaculada Conceição de Itu e em 2021 um conjunto de obras raras do antigo Colégio Nossa Senhora do Patrocínio das Irmãs de São José, transferida da biblioteca do CEUNSP – Centro Universitário N. Sra. do Patrocínio de Itu.

Atualmente, a conservação do acervo está sob a responsabilidade de Allie Marie Dias de Queiroz e atividades de Maria de Lourdes Rodrigues Nascimento da Silva e Benedita Cleuza dos Santos, todas voluntárias. A manutenção da Biblioteca História é uma parceria entre a Igreja do Bom Jesus e o Instituto Cultural de Itu, associação cultural sem fins lucrativos.

Desde 2017 a Biblioteca mantém o Memorial do Apostolado da Oração de Itu aberto à visitação de terça a domingo das 7h às 12h e das 14h às 17h na Igreja do Bom Jesus.

13/07/2021


http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Religião e Espiritualidade  Terceira idade  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.