E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Itu investe R$14,5 mi para redução de perdas na distribuição de água
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A Companhia Ituana de Saneamento, órgão da Prefeitura da Estância Turística de Itu está construindo e reformando reservatórios de água tratada e trocando tubulações antigas da cidade. Além disso, está instalando macro-medidores em suas operações para mensurar perdas em todo o sistema de abastecimento.

Consciente de sua responsabilidade com relação à situação de escassez dos recursos hídricos e buscando maior eficiência operacional, a CIS está investindo R$ 14,5 milhões no combate a perdas de água em suas operações. Tendo em vista que este ano de 2021 tem previsão de passar pela pior estiagem dos últimos 91 anos no Estado de São Paulo.

Obras foram iniciadas em diversos pontos de Itu. Na região do Pirapitingui, a CIS já realiza o trabalho de setorização de redes, com construção de novas tubulações – incluindo a nova Adutora Vila Martins onde instala registros e medidores nas redes de distribuição, melhorias na parte hidráulica do reservatório de água tratada do Jardim Europa e a instalação de uma bomba (booster) no mesmo local.

Na região central, várias frentes de obras são executadas de forma concomitante. São reformados quatro reservatórios de água tratada: dois dentro da Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande, um na região do Pinheirinho e outro na região da Vila Progresso. Todos passam por melhorias na parte estrutural e hidráulica. Além disso, um novo equipamento com capacidade para um milhão de litros será construído no bairro Potiguara.

A ETA do Rancho Grande também será ampliada com a construção de quatro novos filtros para melhor distribuição do processo de tratamento de água, com melhorias na qualidade e também redução de perdas.

Outra ação importante está na troca de tubulações antigas da cidade. Atualmente, são trocados quase oito quilômetros de tubulações (ferro por tubo PVC) e a substituição de 744 ligações de água no Bairro Brasil. A CIS atinge a marca de 20 quilômetros de trocas após a finalização desta obra.

Por fim, reservatórios, represas e as Estações de Tratamento de água estão recebendo macro-medidores. Este tipo de equipamento permite mensurar perdas em todo o sistema de abastecimento. Desta forma, será possível fazer os ajustes necessários para mantermos o maior volume de água possível no tratamento. Por isso, a administração pública de Itu reforça que todos devem fazer a sua parte como cidadãos e economizar água.

25/06/2021

http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Ciência e Tecnologia  Construção e Arquitetura  Ecologia e Meio ambiente  Saúde  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.