E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Homenagem aos 200 anos da Igreja de N. S. do Patrocínio
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Homenagem aos 200 anos da Igreja de N. S. do Patrocínio
...

Coral Vozes de Itu cantará obras do Padre Jesuíno no Mercado Municipal


No próximo domingo, dia 8 de novembro às 10h. o Coral Vozes de Itu apresentará um concerto histórico que abre as comemorações do bicentenário de inauguração da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. A iniciativa conjunta com o Museu da Música – Itu, Instituto Cultural de Itu, Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico de Itu e Irmãs de São José, revela a obra musical de dois compositores que atuaram naquela igreja, no tempo da sua inauguração, padre Jesuíno do Monte Carmelo e Miguel Dutra.

A igreja do Patrocínio foi inaugurada na festa de sua padroeira, no segundo domingo de 1820, quando o seu construtor, o padre Jesuíno já havia falecido. Foi uma das maiores celebrações religiosas que se tem notícia na história de Itu.

A música para as celebrações, infelizmente se perdeu. Na apresentação o Coral Vozes de Itu cantará obras dos dois compositores, que eram próprias para as novenas de devoção à Virgem Maria. As obras foram transcritas pela Profª. Lenita Nogueira (UNICAMP), Profª. Cláudia Polastri (UNESP) e pelo Prof. Luis Roberto de Francisco (Museu da Música – Itu).

Padre Jesuíno (1764-1819) era natural de Santos e atuou em Itu toda a vida adulta. Depois de viúvo se tornou padre e esteve à frente de uma comunidade religiosa para a qual construiu a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio. Miguel Dutra (1812-1875) nasceu em Itu e viveu na cidade até os 35 anos. Depois, residiu dois anos em Itatiba e se radicou em Piracicaba, onde também foi agente cultural importante.

No concerto, as obras musicais serão apresentadas em diálogo com uma narrativa histórica sobre o tempo dos compositores e a sua relação com a Igreja do Patrocínio.

O Coral Vozes de Itu se apresentará com grupo reduzido, de dez cantores, com máscara de proteção e distanciamento. O concerto faz parte da série Concertos Históricos de Itu e tem entrada franca.


Concerto – Bicentenário da Igreja do Patrocínio
Mercado Municipal de Itu
8 de novembro, domingo, 10h.
Entrada Franca

http://www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Mídia  Religião e Espiritualidade  Turismo  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: www.grandeitu.com.br  
Contato: Raul Machado Carvalho  
Telefone: 11-55213483-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.