Cultura de Itu poderia ter um cinema drive-in. Uma boa atração turística

O setor cultural e criativo foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. Pesquisa da Fipe sobre os impactos econômicos das medidas de isolamento e distanciamento social no Estado de São Paulo indica que atividades artísticas e criativas estão entre os setores com maior índice de vulnerabilidade econômica diante da pandemia. Assim, de repente, grupos de teatro, de dança, corais e bandas ficaram inativos com enormes prejuízos.

O espaço do Itusão, por exemplo, ou um espaço em estacionamento, ou outra área disponível, poderiam ser aproveitados para a exibição de filmes em que o público assistirá à sessão dentro de seu próprio carro, respeitando o isolamento social. No palco, além de filmes, poderão ser programados, também, algum tipo de show com artistas ou até teatro, concertos, grupos de dança, grupos de música etc o que, sem dúvida, ajudaria muito o setor cultural de Itu.
Seria um investimento muito baixo em relação ao benefício que proporcionaria aos que fazem a cultura ser um dos grandes atrativos turísticos de Itu.
Sob orientação da área da saúde, o Drive-In Cultural deve seguir protocolos rigorosos de saúde, com regras de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, comunicação e monitoramento. Entre os cuidados obrigatórios, estão a distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e carros em todos os ambientes, máximo de quatro ocupantes no carro, pagamento via aplicativo, exigência do uso de máscaras e aferição de temperatura de funcionários e clientes. Durante a exibição o público não poderá deixar o carro, nem para ir ao banheiro.

Para garantir o distanciamento, o acesso ao áudio do filme será obtido por meio do rádio do próprio carro ou sintonizado via FM. Há, também, a opção de escutar a exibição por meio de um smartphone. A posição dos carros em fila será organizada pela equipe do evento, que posicionará carros maiores, do tipo utilitários, na lateral do espaço, para melhor visibilidade dos demais. Os banheiros disponibilizados durante a exibição serão higienizados a cada uso. Dispositivos de álcool em gel deverão estar disponíveis no local.

Além dos filmes propostos pela programação do evento, poderá haver uma seleção de músicas que ambientam a noite de maneira especial, antes do início da projeção. Poderia ser sugerida a capacidade do ambiente para 100 carros. O empreendimento deverá ter um site para venda de ingressos, cuja renda poderá ser revertida para algum benefício assistencial. O site poderá exibir a programação de filmes para o mês inteiro.

Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br