Laboratório Pasteur de Santos realiza diferentes testes para Covid-19

Os dois exames indicados para o diagnóstico do novo coronavírus – testes moleculares (PCR) e a sorologia (IgG e IgM) – estão disponíveis no Laboratório Pasteur, em Santos. A coleta pode ser feita presencial (drive-thru) ou domiciliar e os resultados saem em até cinco dias.
“O teste de biologia molecular (PCR) do COVID-19 é feito por meio da coleta de material com swab (haste flexível com ponta de algodão), na garganta e nas duas narinas”, revela a médica patologista clínica, Flávia Paes. A patologista explica ainda que o PCR é indicado para pessoas que apresentem alguma sintomatologia, como febre e tosse seca, por mais de 24 horas.
Já o teste de sorologia (IgG e IgM) pode ser feito por pessoas sintomáticas ou assintomáticas. “Este exame possibilita verificar se o paciente já teve Covid-19 e, em caso positivo, se a infecção está aguda ou não, ou seja, se a contaminação é recente ou antiga. Uma vez que a pessoa desenvolveu a doença, os anticorpos estarão ativos”, explica a médica.
Nos dois casos, a amostra biológica é encaminhada para o Centro de Genomas, onde será analisada. A coleta pode ser feita na unidade principal, na Av. Ana Costa nº 424, Gonzaga. Já o agendamento da coleta em casa precisa ser feito pelo (13) 2127-7000.
O Laboratório Pasteur possui 8 unidades, nas cidades de Santos, Cubatão, Praia Grande e São Vicente, que estão funcionando normalmente para exames de imagens e análises clínicas.

Editorias: Serviços  Saúde  Seguro e Previdência  Sociedade
Empresa: DOC Press