Congresso da SIAC é realizado na República Dominicana
Congresso da SIAC é realizado na República Dominicana
...

O XXVII Congresso Interamericano de Cardiologia foi realizado em Punta Cana, na República Dominicana, na semana passada. O evento, promovido pela Sociedade Interamericana de Cardiologia – SIAC, tem a Sociedade Brasileira de Cardiologia como entidade membro e com participação atuante. Quatorze cardiologistas brasileiros foram conferencistas, além da SBC promover uma Seção Conjunta.
O presidente da SIAC, Gustavo Restrepo Molina, disse que as atividades científicas deste ano foram realizadas sob uma estrutura muito especial e em comemoração aos 75 anos da Sociedade Interamericana de Cardiologia. “O congresso também foi inesquecível devido à sua qualidade científica e companheirismo entre seus participantes. Foi o produto de um grande trabalho de todos os conselhos pertencentes à SIAC, de todas as sociedades de cardiologia que compõem a nossa associação, de prestigiosas sociedades extracontinentais e de organizações e instituições de destaque”, afirmou Molina.
A SBC promoveu uma Sessão Conjunta com a SIAC e a Sociedade Dominicana de Cardiologia para tratar de Doença Reumática. O presidente da SBC, Oscar Dutra, foi moderador do simpósio juntamente com a brasileira Maria do Carmo Nunes e o dominicano Bolívar Tejada, e teve como palestrantes Auristela Isabel Oliveira Ramos, Bruno Ramos Nascimento e Maria do Carmo Nunes, além da colombiana Ana Múnera Echeverri.
Oscar Dutra também foi moderador de uma mesa redonda que discutiu a Doença Arterial Coronariana com colegas do México, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e da República Dominicana.
Os professores brasileiros convidados para o evento, além dos já citados, foram: María Alayde Mendonça, Marcia Barbosa, Eduardo Barbosa, Maria Teresa Castillo, Edmundo Clarindo Oliveira, Marildes Luiza de Castro, Gabriel Grossman, Antonio Luis Pinho Ribeiro, Iván Romero e Henrique Turin Moreira.
Em 17 de maio, durante o XXVII Congresso Interamericano de Cardiologia ocorreu uma reunião promovida pela SIAC com todas as afiliadas da entidade, entre elas a SBC, o American College of Cardiology e a American Heart Association. Os presidentes da SBC, Oscar Dutra, da AHA, Ivor Benjamin, a representante da SIAC Academia, a brasileira Márcia Barbosa, e Richard J. Kovacs, presidente do ACC, estiveram presentes. Oscar Dutra ressaltou o protagonismo da SBC na América Latina durante o encontro.

Editorias: Saúde
Empresa: DOC Press