E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Movidos pelo Coração chega ao Rio de Janeiro, no próximo dia 7, e alerta para as doenças cardiovasculares que, só em 2017, já mataram 115 mil no Brasil
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

As doenças cardiovasculares vitimaram mais de 115 mil pessoas no Brasil, entre 1º de janeiro e abril deste ano, segundo o Cardiômetro (http://www.cardiometro.com.br), idealizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças do coração causam o dobro de mortes de todos os tipos de câncer juntos, mais do que duas vezes todos os acidentes e a violência e 6,5 vezes mais do que todas as infecções, incluindo a AIDS.
\"É uma epidemia e temos que vencer essa guerra com mais cuidados ao coração\", alerta o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias. Para o cardiologista precisamos reverter esse quadro para o Brasil não se tornar, nas próximas décadas, o líder mundial em mortes por doenças cardiovasculares. \"A maioria dessas mortes podem ser evitadas e ajudaria muito se as pessoas praticassem atividades física, tivessem uma alimentação mais adequada, não fumassem e tomassem os medicamentos prescritos pelo médico\", resume o presidente da SBC.
O Movidos pelo Coração é o maior movimento nacional de combate às doenças cardiovasculares e está percorrendo as capitais do país com ações culturais em mídias sociais e em locais públicos. O Movidos promove, por meio da arte, informações sobre os fatores de risco para o coração: hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, ingestão excessiva de álcool, estresse, sedentarismo, além da idade, do histórico familiar e da etnia. \"Eles são conhecidos há anos, porém precisamos disseminá-los mais\", completa o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Weimar Sebba Barroso.
Em 2016, as doenças do coração vitimaram 349.938 pessoas no Brasil. \"Precisamos diminuir o ritmo do Cardiômetro e somente com a conscientização e o engajamento de todos é que iremos chegar lá\", finaliza no presidente da SBC.
\"Apenas 32% da população reconhece as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no Brasil, e este é um quadro extremamente preocupante\", avalia a diretora médica da Sanofi para a América Latina, Luciana Giangrande, citando dados da pesquisa \"O que o Brasileiro Sabe sobre o Colesterol\"1, encomendada pelo Departamento de Aterosclerose da SBC. \"O brasileiro até sabe que é necessário medir suas taxas de colesterol, mas, contraditoriamente, apenas 15% declara saber sua taxa de LDL (colesterol ruim)\", completa Giangrande.

O Movidos pelo Coração é uma promoção do Ministério da Cultura e da Sociedade Brasileira de Cardiologia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Sanofi.

SERVIÇO:
Local: Praia de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ
Endereço:
Data: 07 de maio
Horário: 9 às 14hs

PROGRAMAÇÃO:
PALCO
Das 9h00 às 9h30: DJ e mestre de cerimônias convidando a população para as atividades (à partir das 9h30)
Das 9h30 às 10h00: Curso TECA-L - Treinamento de Emergências Cardiovasculares
Das 10h00 às 11h00: Apresentação (Banda de Chorinho)
Das 11h00 às 11h30: Abertura (SBC e Sanofi) e Curso TECA-L
Das 11h30 às 12h00: Apresentação (Orquestra da Maré)
Das 12h00 às 13h00: Apresentação (Fanfarra)

OFICINAS (com início às 10h00):
- Pintura Facial
- Grafitti

EXAMES (com início às 9h30)
- Teste de Glicemia
- Aferição de Pressão Arterial
- Teste de Colesterol Fracionado
- Circunferência Abdominal

Referências bibliográficas

1. Pesquisa “O que o Brasileiro Sabe sobre o Colesterol”, realizado nas cinco regiões brasileiras, com participação de 850 entrevistados acima dos 25 anos, entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro de 2017.

Editorias: Serviços  Saúde  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: DOC Press  
Contato: Anadi Luchetti  
Telefone: 11-55338781-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.