Teatro do Incêndio promove roda de samba com grupo Inimigos do Batente que comemora 20 anos
Foto de Joyce Aguiar

No dia 27 de julho (sábado), o Teatro do Incêndio realiza o evento Incêndio na Boca da Noite, uma roda de samba comandada pelo grupo Inimigos do Batente, em comemoração aos seus 20 anos de dedicação ao samba. A Rua Treze de Maio será fechada na quadra onde se localiza o teatro (a partir da esquina com a Rua Santo Antônio, na Bela Vista), das 14h às 22h, para receber na calçada convidados da música e do teatro, público em geral e moradores do Bixiga.

A roda Incêndio na Boca da Noite inaugura a programação Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida que inclui, de julho a dezembro, cinco espetáculos do repertório da Cia. Teatro do Incêndio e oficinas livres de artes para crianças e adolescentes (cujas inscrições vão até 31/7). Sem apoio ou subsídio de nenhuma natureza, a companhia reage ao atual momento de ‘estrangulamento cultural’ lançando essa programação de resistência para o segundo semestre. A mostra sintetiza o trabalho de pesquisa de linguagem dos últimos sete anos do coletivo, período em que construiu três teatros até conquistar sua sede definitiva na emblemática entrada do bairro Bixiga, esquina das ruas Treze de Maio e Santo Antônio, onde já funcionou a lendária boate Igrejinha e o Café Soçaite.

O Inimigos do Batente é formado por Railídia (voz), Fernando Szegeri (voz, ganzá), Paulinho Timor (percussão), Cebolinha (repique de anel), Helinho Guadalupe (cavaquinho), Luís ‘Tchubi’ (violão 7 cordas), Koka Pereira (surdo, percussão) e Dil (pandeiro). Surgido nas mesas de bares paulistanos, no final dos anos 1990, o grupo tem a informalidade, o improviso e a alegria em celebrar o samba como características. Consolidou-se com a atual denominação, no Projeto CUCA - Circuito Universitário de Cultura e Arte, da UNE, nos anos de 2003 a 2004. Há 15 anos ininterruptos, semanalmente, no bar Ó do Borogodó, o grupo já recebeu visitas de importantes nomes do samba brasileiro em suas rodas. Entre eles, Germano Mathias, Jair do Cavaquinho, Wilson Moreira, Monarco, Beth Carvalho, Nei Lopes, Tia Surica, Moacyr Luz, Dorina, Dona Inah, Fabiana Cozza, Diogo Nogueira, Noca da Portela, Osvaldinho da Cuíca, Délcio Carvalho e muitos outros. O repertório dos Inimigos do Batente - nome que remete a um samba do compositor Wilson Batista - é representativo do gênero, passando por Ismael Silva, Wilson Batista, Dorival Caymmi, Paulo Vanzolini, Carlos Cachaça, Wilson Moreira, Nei Lopes, Candeia, Martinho da Vila, João Nogueira, Dona Ivone Lara, Geraldo Filme, Monarco, Moacyr Luz, Aldir Blanc e Eduardo Gudin, entre tantos outros. Já tocaram no evento Anhangüera Dá Samba!, no Trapiche Gamboa (Rio de Janeiro), na 7ª Bienal da UNE e no programa Estúdio Showlivre (no portal UOL) com Noca da Portela.

Roda de samba: Incêndio na Boca da Noite
Projeto: Levante Teatro do Incêndio - Pra Vida e Revida
27 de julho. Sábado, das 14h às 22h
Ingresso: Contribuição voluntária. Livre.

Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 - Bela Vista. SP/SP.
Tel: (11) 2609 3730 / 2609 8561
Twitter e Facebook: @teatrodoincendio