Ava Telecom ilumina sistema óptico bidirecional com nova geração de transponders de 200 Gb/s da Padtec

Nova rede DWDM da operadora paulista, que conecta a capital e o interior do estado, é o primeiro sistema iluminado com os novos transponders da Padtec capaz de fazer a transmissão e recepção de sinais em uma única fibra óptica

Campinas, 05 de novembro de 2019 – Aumentar a oferta de serviços e, com isso, sua base de clientes nas regiões metropolitanas e no interior de São Paulo. Esse é o principal objetivo da Ava Telecom, operadora paulista de serviços de dados e voz, ao investir na construção de redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) para agregar mais capacidade de transmissão à sua malha óptica no estado. Com uma projeção de iluminar mais de 2 mil quilômetros de redes ópticas no interior do estado de São Paulo no próximo ano, a Ava inicia essa implementação entre a capital e o município de Campinas, garantindo taxas de transmissão de 100 e 200 Gb/s nessa região.

Para Paul Sassine, CEO da Ava Telecom, a construção de uma rede própria de alta capacidade e escalabilidade – para crescer ainda mais – vai ao encontro dos objetivos da operadora de aumentar sua oferta de serviços e a base de clientes nos próximos anos. “Além da autonomia, o investimento em uma rede própria abre novas oportunidades de receitas para a Ava Telecom, que pode fornecer, por exemplo, links dedicados para clientes em expansão”, destaca Paul. “Nesse sentido, a Padtec é uma importante parceira para a evolução de nossas redes ópticas. Sua solução compacta, por exemplo, permite começar montando redes com menor quantidade de canais iluminados e ir expandindo gradativamente, na medida em que cresce a demanda e nossa atuação no mercado”, completa o executivo.

Um dos destaques técnicos do projeto está no uso do módulo óptico CFP2-DCO – interface óptica plugável que, ao integrar o DSP (Design Sign Processing), permite compactar as placas de linha de sistemas DWDM coerentes – para a transmissão bidirecional dos sinais através dos transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico) lançados recentemente pela Padtec. “Esse é mais um projeto alinhado ao compromisso da Padtec de investir constantemente na evolução de seu portfólio, fornecendo ao mercado soluções inovadoras e no estado-da-arte da tecnologia em sistemas de comunicação óptica”, destaca Roberto Nakamura, Diretor de Tecnologia da fornecedora. “A larga experiência da empresa em criar soluções para comunicações ópticas de alto desempenho tornou possível o desenvolvimento bem-sucedido dessa solução”, acrescenta.

Segundo Nakamura, o grande desafio no desenvolvimento de sistemas bidirecionais de alta capacidade está nas penalidades sistêmicas mais complexas do que em sistemas DWDM convencionais – nos quais é necessário um par de fibras (uma para transmitir e a outra para receber a informação). “Para os clientes da Padtec, isso significa a disponibilidade de soluções capazes de atender às necessidades dos usuários, atuais e futuras, em termos de maior capacidade e de qualidade na transmissão de dados”, ressalta o executivo.

Empregando sua equipe de professional services, a Padtec também foi o braço de serviços responsável pela implantação da nova rota da operadora paulista. “A oferta de uma solução completa de serviços de telecomunicações – que envolve desde o planejamento do sistema até a instalação das redes – acrescenta maior solidez à empresa, que hoje possui mais de 40 pontos de presença distribuídos por todas as regiões do país”, destaca Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec.

Sobre a Ava Telecom (avatelecom.com.br)
A AVA Telecom é uma empresa comprometida com o desenvolvimento de produtos de última geração e focada em qualidade, o que garante vantagens competitivas aos seus usuários. Visando a excelência em qualidade do Serviço e o aumento da competitividade, a AVA Telecom utiliza os recursos tecnológicos mais avançados para a construção de sua rede para atender às necessidades atuais, mas também futuras. O Backbone da empresa está em constante expansão, possibilitando a inclusão de novas cidades no portfólio ampliando assim sua área de atuação.

Sobre a Padtec (padtec.com.br)
A Padtec é uma fornecedora global de soluções de última geração para transmissão óptica, flexíveis e de alta capacidade, baseadas na tecnologia DWDM. Referência em sistemas para transporte óptico, a Padtec oferece um extenso portfólio de produtos para acesso corporativo, DCI, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância, que atende às demandas fim a fim – em transmissão, amplificação óptica e proteção de rotas – de grandes operadoras, integradores, carrier of carriers, utilities e provedores de serviços. A unidade de serviços da Padtec, hoje com mais de 40 pontos de presença na América Latina, atua na implantação, operação e manutenção de sistemas e no gerenciamento de redes ópticas. Resultado de uma forte vocação para pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec percorre grandes distâncias e desafia limites para conectar o mundo de forma inteligente.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Telecomunicações
Empresa: Pimenta Comunicação