Dia das Crianças: Cinco dicas para o varejo diminuir as perdas e estimular as vendas

O mês de outubro deve apresentar um novo aquecimento para as vendas do varejo, especialmente devido ao Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), a data, também comemorada no feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida, deverá levar um grande fluxo de pessoas aos shoppings, representando um aumento nas vendas de até 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para os lojistas do estado de São Paulo, a data ocupa o segundo lugar no ranking entre os dias mais importantes do segundo semestre para o varejo. Além disso, o ticket médio dos consumidores deve variar entre R$ 50 a R$ 100. As informações são da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).

O aumento do fluxo de pessoas em período sazonais, entretanto, exige que os varejistas redobrem a atenção quanto a gestão de seus estoques. “Com mais produtos expostos, a oportunidade pode ser maior, mas o maior movimento também pode causar situações como rupturas pontuais, avarias e possíveis furtos que impactam no resultado”, explica Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de Prevenção de Perdas da Sensormatic Solutions, maior fornecedora de tecnologia para o varejo do mundo.

Segundo o executivo, por meio de boas práticas e do uso de soluções tecnológicas, é possível adequar as ações preventivas como foco no lucro à realidade de cada ponto de venda. “Também é importante valorizar a experiência de compra do consumidor, que poderá gerar impacto positivo no faturamento e na margem”, alerta.

Visando este cenário, a Sensormatic Solutions elencou cinco dicas para o varejista se prevenir e alavancar as vendas durante o mês de outubro - e o Dia das Crianças.

1) Garantir a venda

Ter o produto certo, no momento e na quantidade adequada, pode garantir o sucesso nas vendas, pois um dos principais fatores para a perda da venda - e até do próprio cliente - é a ausência do item no momento da compra. A atuação da equipe e o uso de soluções de gestão de estoques dão visibilidade (com olhar sazonal) e permitem maior adequação à compra e distribuição, evitando perdas de venda e de inventário, ou relacionadas à quebra operacional.

1) Automatizar para viabilizar

Soluções de gestão permitem exposição, monitoramento, segurança e visibilidade sobre o estoque, ajudando a inibir ações de fraudadores e melhorando a experiência de compra do cliente. Com estas soluções a operação fica mais controlada e alinhada à demanda existente.

3) Motivar e engajar

Em momentos de maior volume de estoques e clientes, o engajamento será sempre um diferencial para o melhor resultado. É importante estimular a equipe a sentir-se responsável pelos resultados. Durante as reuniões periódicas, é válido reforçar as orientações sobre pontos de atenção e destacar os resultados obtidos, baseados em informações objetivas e simples.

4) Mitigar riscos

Em momento atípicos, sempre há pontos de vulnerabilidade, mas nem sempre representam toda uma área. A atenção ao acesso às áreas restritas, circulação em pontos de pouca visibilidade e a itens que possuem maior perda/valor ou menor porte permitirá identificar oportunidades pontuais, como visibilidade à reposição, exposição e ao atendimento, resultando na conquista de clientes ou na inibição de possíveis furtantes.

5) Redobrar atenção quanto a operação de caixa

Operações como cancelamentos, descontos, trocas e realização de sangrias ou troco precisam ser conferidas ou monitoradas e devem ser realizadas da melhor forma possível para não impactar em aumento de fila. Furtos, avarias ou vencimentos nem sempre representam a maior parte da perda e o ponto de venda pode ser um local de risco se não existir um controle adequado.

Para Quintanilha, se o foco do varejista é o lucro e o encantamento do cliente, aquele que tiver acesso a informações com maior assertividade e agilidade terá sempre uma operação mais ajustada às reais expectativas do consumidor. “Ao seguir essas recomendações, o lojista oferecerá uma melhor experiência ao cliente, garantindo a redução de prejuízos e contribuindo para a melhor rentabilidade do negócio”, conclui.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Pimenta Comunicação