Atleta patrocinado pela Furukawa abrirá festival paralímpico em Curitiba

No próximo sábado, 22 de setembro, será celebrado em todo o Brasil o Dia do Atleta Paralímpico. Para comemorar a data, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promoverá o Festival Paralímpico - um megaevento que envolverá mais de dez mil pessoas, em 48 cidades do país. E o paratleta Emerson de Carvalho, que tem o patrocínio da Furukawa, marcará presença nessa festa, ao participar da abertura do festival em Curitiba.

“O esporte é uma coisa muito boa na vida da gente”, diz Emerson, que é deficiente visual desde os 6 anos de idade. “Para nós deficientes, praticar esporte traz autonomia e ajuda a ter um equilíbrio melhor e até a própria locomoção”, acrescenta.

Natural do Paraná, Emerson de Carvalho começou a disputar campeonatos de Futebol de Cinco (modalidade praticada exclusivamente por deficientes visuais) em 1998, quando teve seu primeiro contato com uma bola com guizos. Em 2012, ganhou medalha de ouro nas Paralimpíadas de Londres, como parte da seleção brasileira que venceu a competição. Hoje continua treinando em Curitiba, passando seu exemplo e experiência de vida para outras pessoas que buscam no esporte uma motivação e um caminho para superar dificuldades.

O Festival Paralímpico é uma iniciativa nesse sentido. Será uma oportunidade de experimentação do esporte adaptado, que o CPB oferecerá a cerca de 7.200 crianças na faixa de 10 a 17 anos. A intenção é mobilizar pessoas com deficiências físicas em todo o território brasileiro, por meio das mais diversas modalidades esportivas - como atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, vôlei sentado, judô, parataekwondo e tênis de mesa, entre outras.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Cultura e Lazer  Educação  Esportes  Saúde
Empresa: Pimenta Comunicação