E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Acordo firmado entre CPqD e Agropolo Campinas-Brasil tem foco no agronegócio inteligente
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

O desenvolvimento do agronegócio inteligente é o foco principal do acordo que acaba de ser assinado entre o CPqD e o Agropolo Campinas-Brasil. Criado em junho de 2015, o Agropolo é uma plataforma interinstitucional fundamentada no conceito de inovação colaborativa, que tem por objetivo articular esforços junto aos centros geradores de conhecimento (universidades e instituições de pesquisa), à iniciativa privada e aos governos visando o desenvolvimento da Bioeconomia na região de Campinas, nas áreas de agricultura, alimentos, saúde, biotecnologia, biodiversidade, bioenergia e química verde.

O acordo firmado com o CPqD - que passa a integrar o Agropolo Campinas-Brasil - é mais um passo importante dentro dessa iniciativa. A intenção é estimular e promover a inovação tecnológica na área de Bioeconomia, por meio da aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à agricultura, saúde, alimentos, bioenergia e química verde, visando o desenvolvimento sustentável. Entre as atividades previstas, destacam-se a organização de visitas regulares de delegações aos parceiros e o apoio à realização de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“O agronegócio é um dos segmentos com grande potencial para obter resultados expressivos a partir da aplicação das TICs. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, poderá revolucionar esse setor, ao permitir atender às necessidades de aumento da produtividade no campo e viabilizar a agricultura de precisão”, afirma Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD. Ele lembra que o agronegócio inteligente é um dos setores estratégicos de atuação do CPqD no cenário de Internet das Coisas.

Para Sérgio Augusto Morais Carbonell, diretor do Instituto Agronômico (IAC) e presidente da Secretaria Executiva do Agropolo, o Brasil é um grande player em commodities agrícolas, mas ainda tem muito o que desenvolver em valores agregados aos seus produtos. “Com uma população de mais de 200 milhões de pessoas, o país precisa de uma nova economia, um modelo econômico que nos permita explorar de forma sustentável nosso enorme potencial, oriundo da nossa abundância de terras férteis, de uma biodiversidade sem igual e da grande variedade de recursos humanos existente, cada vez mais qualificados. É isso que propõe a bioeconomia”, explica Carbonell.

Paradisi destaca ainda o foco em inovação aberta mantido pelo CPqD - por meio de diversas parcerias tecnológicas com universidades, empresas e outras instituições de pesquisa brasileiras e internacionais - como um dos motivadores do acordo de cooperação firmado com o Agropolo. Inspirado no Agropolis International, associação criada em 1986 na região de Montpellier, na França, o Agropolo Campinas-Brasil conta com a participação de instituições como o IAC, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), o Instituto Biológico e o Instituto de Zootecnia - todos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo -, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a prefeitura de Campinas e a Associação Technopark. Conta também com a interveniência da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e do Consulado Geral da França em São Paulo. Além disso, a iniciativa brasileira mantém parceria com o Agropolis International e colaborações com outras instituições de referência da região de Campinas e de outros países - em especial dos Países Baixos e Alemanha, além da França.


Sobre o CPqD
Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital - como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.
http://www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Editorias: Ciência e Tecnologia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Pimenta Comunicação  
Contato: Isabela Rodrigues  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.