Padtec contribui para a formação científica e tecnológica de alunos do Inatel

Contribuir para a formação científica e tecnológica de profissionais na área de sistemas e componentes ópticos para redes de comunicação de alta velocidade. Esse é o principal objetivo da Padtec – uma das líderes mundiais em sistemas de comunicações ópticas –, ao ceder equipamentos de última geração para o laboratório de redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Localizado no campus de Santa Rita do Sapucaí (MG), o laboratório busca ampliar a experiência prática dos alunos da faculdade em tecnologia DWDM – que permite a transmissão de vários feixes de luz, em comprimentos de onda diferentes, pela mesma fibra óptica. Nesse espaço são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa em sistemas ópticos baseados nessa tecnologia, que compõem o currículo do curso de Engenharia de Telecomunicações e também do mestrado em Telecomunicações.

Agora, essas atividades passam a contar com produtos de última geração da Padtec - como chaves ópticas, sub-racks compactos de 4U e multiplexadores ópticos, entre outros. Para André Abbade, professor de comunicações ópticas do curso de Engenharia de Telecomunicações e coordenador do curso superior de Tecnologia em Gestão de Telecomunicações do Inatel, a parceria vai ao encontro da missão do instituto de unir a academia clássica à pesquisa e desenvolvimento e ao empreendedorismo. “Os equipamentos serão utilizados na disciplina de Comunicações Ópticas, que passou a ter tópicos especiais sobre as aplicações de sistemas DWDM, o que resulta em melhor qualificação e desempenho do aluno no mercado de trabalho, que é cada vez mais convergente”, afirma Abbade.

“Essa iniciativa reforça o papel da Padtec de empresa nacional de alta tecnologia, que investe em pesquisa e desenvolvimento brasileiros, e fortalece sua posição de referência entre os futuros profissionais do setor”, ressalta Roberto Nakamura, Diretor de Tecnologia da Padtec. “Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento tecnológico e contribuir com a formação de um ecossistema na área de sistemas ópticos em universidades brasileiras”, acrescenta.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação
Empresa: Pimenta Comunicação