E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




MAJITEC desenvolve app móvel em GeneXus para Órgãos Executivos de Trânsito
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Integradora de soluções de Tecnologia da Informação fornece soluções móveis homologadas pelo Denatran para fiscalização municipal do trânsito


Maio de 2019 – A Transformação Digital chega aos Órgãos Executivos de Trânsito (OET), que respondem pela municipalização do trânsito e são ligados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), por meio da MAJITEC, integradora de soluções de Tecnologia da Informação, que adotou a plataforma de Inteligência Artificial da GeneXus para desenvolver aplicativos móveis voltados à fiscalização municipal do trânsito.
Fornecida pela Heurística, distribuidora regional da GeneXus Brasil, a ferramenta da GeneXus é a principal tecnologia usada no desenvolvimento de projetos pela MAJITEC há cerca de 30 anos e, para este projeto, a integradora decidiu dar continuidade ao uso da solução low-code, uma vez que o modelo não exige conhecimento em diversas linguagens de programação existentes, o que facilita à MAJITEC focar apenas nas necessidades do negócio e dos usuários.
Para este projeto, ligado à mobilidade urbana, as soluções desenvolvidas pela MAJITEC foram homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e já estão em uso nas Prefeituras Municipais de Russas, Pacajus e São Gonçalo do Amarante, no Estado do Ceará. Os aplicativos atendem aos processos de fiscalização, operação, engenharia e educação de trânsito por meio de duas interfaces: uma direcionada aos agentes de trânsito e outra, aos munícipes.
Do ponto de vista dos agentes fiscalizadores de trânsito, o aplicativo propicia, por meio da interface denominada Via Agente, uma atuação em campo mais assertiva, ágil e produtiva, além de alinhada à nova economia digital. “A Transformação Digital do processo de fiscalização do trânsito elimina o uso do papel pelos agentes e, consequentemente, o retrabalho e a falta de consistência das informações, como também insere à máquina pública em uma nova forma de fazer gestão, que é pautada em tecnologias digitais ”, explica o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi.
Entre os recursos de uso dos agentes, com auxílio de tecnologias OCR e vocalização, estão as Autuações com e sem veículo, as Consultas de Veículo (RENAVAM) e de Habilitação (RENACH), o Recolhimento de Veículo, Documentos e Materiais, o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito, o Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora, entre outros. As contravenções podem ser embasadas por fotos, vídeos e checklists, além de serem impressas em tempo real, utilizando uma impressora térmica. Os comunicados e recibos de multas são enviados via SMS ou por e-mail a partir da consulta dos dados do infrator no banco de dados da Prefeitura.
Já o Via Público, como é denominada a versão do aplicativo para os munícipes, disponibiliza recursos como o Credenciamento de Idosos e Pessoas com Deficiência, a Consulta de Dados do Veículo ou da Habilitação, a Abertura do Recurso de Defesa de Multas, a Solicitação de Indicação do Condutor, a segunda Via de Infração de Trânsito, entre outros recursos. “O aplicativo torna a interface com o governo mais transparente, desmistificando, desta maneira, a morosidade dos processos públicos”, aponta Antônio José de Oliveira, CEO da Heurística.
Tanto o Via Agente, quanto o Via Público operam integrados ao software de gestão desenvolvido pela MAJITEC para atender aos OET, que acompanham o Processamento das Infrações de Trânsito, o Julgamento Eletrônico das Defesas de Multas, a Digitalização de Documentos, entre outros processos.
Pensando numa gestão completa do trânsito, a MAJITEC também desenvolveu um sistema de Business Intelligence para os tomadores de decisão. A ferramenta pode ser acessada tanto por dispositivo móvel, quanto via desktop, e apresenta, por meio de indicadores e dados analíticos, o monitoramento do trabalho dos agentes de trânsito, bem como o mapeamento geográfico das autuações.
“A solução de BI fecha o ciclo de atendimento de ponta a ponta ao OET fornecendo uma visão competitiva e de alto valor agregado aos processos públicos de trânsito”, pontua o Marco Castro, CEO da MAJITEC, acrescentando que o monitoramento via Drones também é um dos serviços disponíveis para os gestores que necessitam de informações em tempo real sobre os eventos do trânsito e do tráfego em vias públicas.
As soluções desenvolvidas pela MAJITEC, de acordo com Recchi, abrangem todos os processos internos e externos das Secretarias de Trânsito, sendo um importante referencial de uso na fiscalização de trânsito no Brasil. “Temos mais de 5,6 mil Prefeituras no Brasil, cujos órgãos municipais de trânsito podem adaptar e implementar sistemas que tornem as operações mais transparentes, produtivas e em conformidade com a Era Digital”, finaliza ele.

Editorias: Ciência e Tecnologia  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: IMAGE Comunicação  
Contato: Dani Portela  
Telefone: 11-50729960-25

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: Dani Portela
MSN:
Twitter: http://twitter.com/http://twitter.com/assessoriaimage
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.