Construtivo amplia portfólio de soluções para Inteligência Digital na construção

Solução canadense BIM Track chega ao mercado nacional e estará integrada às tecnologias de colaboração do Construtivo e às demais plataformas representadas no País pela companhia, como a dRofus, que gerencia informações do BIM, e o VR Collab, solução de realidade virtual compartilhada

A revolução do processo construtivo por meio de soluções de Inteligência Digital é uma das premissas do Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada em engenharia e construção, que têm buscado em países que detêm processos construtivos mais avançados e novas tecnologias para o mercado brasileiro.
Para evoluir na sua oferta de soluções e serviços em BIM (Building Information Modeling), a companhia passa a representar no Brasil a empresa canadense BIMOne, detentora da tecnologia BIM Track, que faz a coordenação de projetos em BIM. “Enquanto nossa solução Colaborativo faz a gestão de documentos, processos e informações de projetos e obras, o BIM Track realizará a função nos projetos 3D, tudo integrado e na nuvem”, comenta Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.
Com uma plataforma de comentários integrada ao Revit, software da Autodesk criado dentro do conceito de Modelagem das Informações de Construção, o BIM Track verifica o projeto, aponta erros, faz observações e distribui os comentários aos envolvidos, acompanhando a execução dos alertas enviados. Sua tecnologia permite visualizar vários modelos do projeto - arquitetura, hidráulica e elétrica, de maneira integrada.
“O mundo BIM reúne várias tecnologias. Em projetos mais complexos são utilizadas diferentes ferramentas e, para cada grau de maturidade da construção, uma solução é recrutada. Esse é nosso papel: integrar diferentes soluções utilizadas em mercados mais evoluídos no processo construtivo para ampliar a produtividade e o controle das obras”, explica Granadeiro.
De acordo com a BIMOne, o principal objetivo da solução BIM Track é evitar o retrabalho e agilizar a comunicação, realizando o planejamento e o acompanhamento de projetos e obras de maneira mais segura.
Além da integração com a plataforma Colaborativo, o BIM Track também está conectado a outras soluções trazidas pelo Construtivo, tais como o VR Collab, tecnologia de Singapura de Realidade Virtual Compartilhada para revisar e coordenar projetos desenvolvidos em BIM, e o dRofus, solução norueguesa que gerencia a informação do BIM por todas as fases do empreendimento, do programa de necessidades até a operação. Todas as soluções são disponibilizadas na nuvem por meio do modelo SaaS (Software as a Service).

Editorias: Construção e Arquitetura  Economia  Negócios  Serviços  Terceiro Setor
Empresa: IMAGE Comunicação
Contato: Dani Portela