Construtivo e Leica levam transformação digital ao canteiro de obras

Empresas unem expertises para conectar o processo digital às obras, trazendo os benefícios da Modelagem da Informação da Construção aos empreiteiros

O Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em engenharia, anuncia uma aliança com a Leica Geosystems, pioneira em tecnologias de medição topográfica, para fornecer ao canteiro de obras o acesso a ferramentas digitais de captura de realidade que corroboram com o processo do BIM (Building Information Model).
Pela parceria, o Construtivo se torna o primeiro distribuidor latino-americano da Leica Geosystems a fornecer ferramentas para construção inteligente que envolvem a captura de imagens em 3D por meio de uma estação robótica Leica iCON e do laser scanner de imagens Leica BLK360, que refletem o que realmente existe no canteiro no momento da medição. Esse processo assegura a interconectividade de volta ao processo BIM, revelando potenciais problemas ou simplesmente confirmando o planejamento desenvolvido.
O modelo BIM já é uma realidade nos escritórios de engenharia e construção com a criação de projetos em 3D. Com a substituição do trabalho manual de medição para o uso de scanners digitais, as equipes de campo também passam a participar ativamente do processo BIM.
“As ferramentas são usadas para digitalizar as condições do terreno e realizar o levantamento do canteiro de obras, tudo para criar uma rede acurada de posicionamento em consonância com o modelo BIM de trabalho. No modelo tradicional, a medição ficava nas mãos de empresas especializadas em topografia, que realizavam tudo manualmente, gerando inconformidade nos dados e erros no processo inicial das obras”, explica Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.
Além da conformidade com o BIM, a eficiência no canteiro de obra é melhorada. Isso porque os profissionais da construção, incluindo mecânica, elétrica e hidráulica, usando um tablete, passam a receber dados completos em modelos 3D diretamente na obra, o que define as posições exatas de paredes, colunas e instalação de equipamentos. Conforme a obra caminha, são efetuados controles personalizados para validar o processo de construção, alinhando-se com o design e, em tempo real, com o monitoramento estrutural, que é adicionado de forma a assegurar as condições e o desempenho da estrutura.
“Os equipamentos Leica provêm informações métricas exatas, precisas, se tornando o único elo entre o projeto digital e o canteiro de obras. Por meio dos mais modernos sensores de medição que fazem a captura da realidade e validação da construção se obtêm a melhoria efetiva do ciclo construtivo, mantendo os projetos em conformidade técnica, dentro do cronograma e no orçamento e com menos mão de obra”, acrescenta Rubens Manfra, diretor geral Leica Geosystems do Brasil.

Editorias: Economia  Imóveis  Negócios  Serviços  Recursos Humanos
Empresa: IMAGE Comunicação