Já pensou em levar o seu negócio para uma tecnologia de container?
Já pensou em levar o seu negócio para uma tecnologia de container?
...

*Por Luiz Caloi

No mundo em que a agilidade e a facilidade de execução são peças fundamentais para o sucesso, a adoção da tecnologia de container vem provando ser um caminho sem volta, tornando-se cada vez mais uma opção para as empresas gerenciarem suas aplicações com liberdade.
Se a virtualização veio para facilitar a gestão da infraestrutura, o container veio para trazer a mesma facilidade com as aplicações ou os serviços. Sendo o container uma forma de virtualização, que ocorre no nível do sistema operacional, é possível executar múltiplos “sistemas” isolados em um único sistema operacional real.
Um dos benefícios de ter aplicações em containers é conseguir realizar sua migração para diferentes ambientes de cloud, causando, dessa forma, o menor impacto possível em seus negócios e a maior agilidade para atender sua demanda. Quando uma aplicação é colocada dentro do container, é possível adotar a portabilidade, migrando de uma nuvem pública para a privada, ou vice-versa, de acordo com a necessidade da empresa, seja pelo custo ou por questões técnicas.
Neste aspecto, não podemos deixar de mencionar a questão da segurança quando o assunto é buscar agilidade e facilidade de execução. Este tema precisa continuar ganhando cada vez mais prioridade. O container é mais um componente que precisa receber todas as melhores práticas de implementação em segurança da informação para que uma aplicação vulnerável não seja implementada.
Existem diversas práticas já documentadas que apoiam neste processo, ou seja, a necessidade de colocar em produção uma aplicação não pode ser maior do que zelar pela confiabilidade da mesma.
O avanço da tecnologia vem colocando em nossas mãos ferramentas cada vez mais poderosas. Se juntarmos este “poder” à necessidade de transformação que os negócios estão passando, o que envolve estar mais perto do cliente, entender mais o que ele pensa e dar mais opções na forma de uso com agilidade, é possível tirar grande proveito deste momento.
Não precisamos ir muito longe para pensar em empresas que estão usando diversas tecnologias para mudar seu modelo de negócio, como Netflix, Uber, dentre tantas outras. Temos o desafio de trazer estas tecnologias para dentro de nossas empresas, inovando e otimizando para, assim, conseguindo concorrer com novos modelos que já possuem estas tecnologias em seu DNA.

*Luiz Caloi é diretor de Data Center e Cloud Computing da SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de Tecnologia.

Editorias: Economia  Internet  Negócios  Serviços  Terceiro Setor
Empresa: IMAGE Comunicação