Gartner afirma que as vendas globais de smartphones diminuíram 5,7% no terceiro trimestre de 2020

Xiaomi supera a Apple e se tornar o terceiro maior fornecedor de smartphones do mundo. No Brasil, as vendas de smartphones aumentaram

As vendas mundiais de smartphones para usuários finais totalizaram 366 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2020, queda de 5,7% em relação ao terceiro trimestre de 2019, de acordo com o Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. No total, a indústria global de telefones celulares vendeu 401 milhões de unidades para usuários finais, o que representa um declínio de 8,7% na comparação ano a ano. Após dois trimestres consecutivos de queda de aproximadamente 20%, o comércio de smartphones começou a mostrar sinais de recuperação. No entanto, os números indicam que os negócios continuaram sendo mais fracos em comparação com 2019, mesmo com os fornecedores introduzindo vários smartphones 5G e os governos relaxando as restrições de mobilidade em algumas regiões.

“Os consumidores estão limitando seus gastos discricionários, mesmo quando algumas condições de bloqueio começaram a melhorar”, afirma Anshul Gupta, Diretor de Pesquisa Sênior do Gartner. “As vendas globais de smartphones experimentaram um crescimento moderado do segundo trimestre de 2020 ao terceiro trimestre. Isso foi devido à demanda reprimida dos trimestres anteriores.” As incertezas econômicas e o medo contínuo da próxima onda da pandemia continuam a colocar pressão sobre gastos não essenciais até o final de 2020. O atraso nas atualizações de rede 5G também limitou a oportunidade para os fornecedores de smartphones.

Entre os cinco maiores fabricantes do setor, a Samsung ocupou a primeira posição, com 22% do mercado. A novidade é a Xiaomi, que passou à frente da Apple para assumir a terceira posição do ranking global pela primeira vez, teve vendas de 44,4 milhões de unidades. Neste mesmo período, as vendas da Apple totalizaram 40,5 milhões de unidades.

“Os primeiros sinais de recuperação podem ser vistos em alguns mercados, incluindo partes maduras da Ásia-Pacífico e da América Latina. As condições quase normais na China melhoraram a produção de smartphones para preencher a lacuna de oferta no terceiro trimestre, o que beneficiou as vendas até certo ponto”, diz Gupta. “Pela primeira vez este ano, as vendas de smartphones para

usuários finais nos três dos cinco principais mercados do mundo (Índia, Indonésia e Brasil) aumentaram, crescendo 9,3%, 8,5% e 3,3%, respectivamente”, afirma o analista.

Samsung e Xiaomi registraram crescimento pela primeira vez este ano – A pesquisa indica que a Samsung e Xiaomi foram os únicos fornecedores entre os cinco primeiros a experimentar crescimento no terceiro trimestre de 2020. A Samsung se beneficiou de seu forte posicionamento entre os usuários do sistema Android e registrou 80,8 milhões de unidades vendidas. Já a Xiaomi cresceu 34,9% no terceiro trimestre de 2020, garantindo uma participação de mercado de 12,1% e passando a Apple para assumir a terceira posição da lista geral. A Xiaomi ganhou com a perda da Huawei, incluindo um forte desempenho na China.

“A Apple vendeu 40,5 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2020, o que representa um declínio de 0,6% em comparação com 2019”, diz Annette Zimmermann, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Essa ligeira diminuição se deve principalmente ao início da remessa atrasada da Apple de sua nova geração do iPhone de 2020, que nos anos anteriores sempre começava em meados ou no final de setembro. Este ano, o evento de lançamento e o início das vendas começaram quatro semanas depois do normal.”

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: PLANIN Worldcom