E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Cenário econômico: sobrevivendo ao Coronavírus
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Davi Toledo
Economista, especialista em modelagem financeira e CEO da Startup – O Numismata

Um vírus que revirou a economia mundial. Nos últimos meses, o setor econômico começou a sentir fortes impactos com o novo coronavírus. Nunca vi nada parecido na história recente, pois temos uma combinação de duas crises: uma na saúde e outra na economia. A Bolsa de Valores entrou em colapso. Tudo balançou, inclusive os investimentos, e diante do novo cenário, empresários e outros players de mercado começaram a estudar e estruturar novas estratégias para prepararem suas empresas para um período tão temido no mundo dos negócios: o da incerteza.
O dólar chegou a um patamar jamais visto na história e, diante de um terreno tão instável assim, a gestão de fluxo de caixa tornou-se fundamental. Medidas que garantam o bom funcionamento sem a necessidade de levantar mais capital precisam ser tomadas pelos gestores das grandes, médias e pequenas organizações.
Estamos falando de um período de adaptação e planejamento. Para discutir esse processo, é preciso entender que na economia brasileira, o aumento de casos do novo vírus poderá impactar o país em três frentes: a primeira delas é a falta pontual de alguns produtos devido a diminuição na produtividade. Em segundo, o aumento dos custos de produção, advindos da oscilação do preço dos insumos importados por exemplo. E, por fim, pode ocorrer o encolhimento das demandas devido ao período de quarentena.
Hoje, no Brasil existe um total de 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas - MPE. Essa modalidade de negócio responde por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, ou seja, 16,1 milhões. De acordo com o Portal do Empreendedor até 2013 existiam no Brasil um total de 3,7 milhões de MEI. Imagine só depois de 7 anos.
Embora seja uma verdade dura, como em toda crise, algumas organizações vão se beneficiar durante essa fase. Isso é inevitável. Empresas focadas no mercado de e-commerce como, por exemplo, as lojas virtuais, supermercados, plataformas de cursos, ou delivery de comida, tendem a ser as menos afetadas. Agora, esse tipo de negócio experimentará o ápice dos resultados.
Apesar do vai e vem econômico nos últimos dias, é necessário que tenhamos calma e planejamento. Vejo que a crise atual é ainda mais desafiadora e o mundo, particularmente o Brasil, tem menos instrumentos para enfrentá-la. Diferente do cenário que tínhamos em 2008 com a crise do Subprime, por exemplo. O futuro é bastante incerto, será preciso cautela para reaquecer o sistema. Mais uma vez.

Editorias: Economia  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Hipertexto Comunicação Empresarial  
Contato: Cilene Impelizieri Nogueira  
Telefone: 31-32274566-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.