E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Manual do folião: dermatologista dá dicas de cuidados no carnaval
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Carnaval, tempo de folia, música e diversão. Para não estragar tudo, é importante evitar possíveis probleminhas aos quais pele, pés e cabelos estão sujeitos. “Além dos cuidados já recomendados para o verão, fantasias, tintas, maquiagens e espumas podem, por exemplo, causar alergias. É preciso estar sempre atento para evitar consequências mais graves”, ressalta o dermatologista Bruno Vargas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo o especialista, algumas medidas simples podem evitar dores de cabeça. Confira as dicas e tenha um carnaval mais saudável!
Tecidos leves, cores claras e roupas largas combinam melhor com uma folia saudável. “Na hora da escolha das fantasias, o material deve ser observado para evitar dermatites de contato. Tecidos sintéticos como lycra, nylon e cetim, tingidos com muita coloração, ou roupas muito fechadas podem causar irritações” alerta.
Para complementar os trajes, vêm as maquiagens, que também devem ser utilizadas com moderação. “Para quem não costuma usar maquiagens, vale fazer um teste na véspera, passando um pouco no próprio punho e observando por algumas horas se haverá reação alérgica. Além disso, a composição dos produtos também deve ser avaliada, pois algumas substâncias reagem em contato com o sol, causando queimaduras ou manchas”, explica. O médico lembra ainda que antes de passar maquiagens deve-se aplicar um hidratante específico para o seu tipo de pele, prime, seguido do filtro solar. Ao retornar para a casa, o folião deve lavar o rosto com o sabonete mais adequado ao seu tipo de pele.
Para quem não tem o hábito de praticar atividades físicas, os quatro dias podem se tornar uma verdadeira maratona e, nesses casos, segundo Vargas, há cremes com propriedades calmantes que ajudam a relaxar as pernas e os pés ao final do dia. Ele alerta ainda para o contato com substâncias tóxicas presentes em espumas e sprays, que podem causar reações alérgicas na pele, rinite, asma e conjuntivite.

Por fim, o filtro solar deve ser usado diariamente, especialmente no verão. E, considerando-se a longa exposição que os foliões enfrentam, é importante lembra-se de aplicar o filtro solar antes de sair no bloco. “É importante, ainda, fazer reaplicações ao longo do dia. Existem embalagens bem compactas que devem se tornar item obrigatório”, diz. Ele atenta ainda que o tempo de exposição às radiações solares e o horário também devem ser observados. “Além disso, há outras formas de se proteger, como buscar lugares à sombra ou usar chapéu e guarda-sol. Não se esquecendo de passar um bom protetor labial, principalmente, nos lábios inferiores, para evitar risco de câncer no local”, recomenda o dermatologista.
Cuidados com os pés
Os pés devem ser tratados com bastante cuidado para se aguentar o carnaval todo. Por isso, a escolha dos sapatos faz toda diferença: devem ser escolhidos aqueles mais confortáveis, que, ao mesmo tempo protejam dos pisões e deixem os pés à vontade. “No caso de aparecerem bolhas, não é recomendado furá-las, pois isso pode causar infecções. O melhor é usar sapatos abertos para arejar e, neste caso, a atenção para fugir dos pisões deve ser redobrada”, recomenda o médico.
Mas, em meio à multidão, nem sempre dá para fugir das pisadas e, caso alguma unha fique roxa, não se deve tentar removê-la. “Não é aconselhável o uso de receitas caseiras. O melhor é procurar um dermatologista, explica. Ele ressalta que somente se a unha estiver totalmente solta é que a mesma deve ser removida por um médico, e a recuperação total é demorada e irá depender se houve ou não lesão na matriz da unha.

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa  
Contato: Cilene Impelizieri Nogueira  
Telefone: 31-32274566-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.