5 cuidados para você não danificar sua visão curtindo o Carnaval

Não vale a pena estragar a folia por conta de uma lesão nos olhos, não é mesmo? Há algumas situações quando se está em locais lotados que podem provocar traumas oculares. O médico oftalmologista do Instituto de Oftalmologia Cançado Trindade (IOCT) Bruno Lovaglio Cançado Trindade, alerta para alguns cuidados a serem tomados, caso incidentes aconteçam.

Pancadas: no meio da multidão nas ruas é muito comum o contato físico e até mesmo algumas pancadas acidentais. “Dependendo da força envolvida, um esbarrão, uma batida de cabeça ou mesmo uma cotovelada no olho pode aumentar a pressão intraocular, ocasionar hemorragia local e até mesmo um descolamento de retina. Caso ocorra baixa da visão associada, deve-se procurar um oftalmologista com urgência”, orienta Trindade.

Glitter nos olhos: esteja espalhado pelo ar ou aplicado em maquiagens, o glitter pode entrar nos olhos e arranhar a córnea. “Em caso de irritação, a pessoa deve lavar com bastante água ou soro fisiológico em abundância até que o objeto saia. Percebendo alguma alteração na visão, ou dor excessiva, procurar o oftalmologista é o mais indicado”, recomenda o médico.

Serpentina e confete: da mesma forma que o glitter, eles podem provocar arranhões nos olhos. “O procedimento é o mesmo. Lavar bastante e, em caso de alterações, procurar o médico.”

Spray de espuma: O spray de espuma, divertido e muito usado por crianças, pode causar ardência em contato com os olhos. “O spray pode causar vermelhidão, dor e reações alérgicas principalmente em usuários de lentes de contato. Lave com soro fisiológico em abundância imediatamente.”

Explosão de garrafas: Quando a folia é em casa, é comum deixar garrafas de bebidas esquecidas no freezer. “Quando isso acontece, a garrafa pode explodir quando vamos retirá-la do congelador. Assim, o risco de se atingir o olho é alto, pois estamos com o objeto próximo ao corpo, e esse é um trauma potencialmente muito grave. Neste caso, deve-se procurar a urgência oftalmológica imediatamente”, alerta.

Por fim, o oftalmologista Bruno Trindade pondera que em todos os casos, mesmo os mais simples, não se deve negligenciar a situação. Um trauma mal cuidado pode evoluir para uma infecção ocular grave como uma úlcera de córnea e o tratamento será muito mais difícil.

Sobre
O Instituto de Oftalmologia Cançado Trindade (IOCT) foi fundado há 35 anos pelo médico oftalmologista Fernando Cançado Trindade. Referência dentro dos padrões internacionais de qualidade e tecnologia de ponta, o IOCT incorpora todos os processos de segurança, conforto e acolhimento para seus pacientes. É, ainda, responsável pela criação e desenvolvimento do filtro estenopeico, um dispositivo que deve ser cirurgicamente implantado dentro do olho, capaz de melhorar a visão de pessoas portadoras de distúrbios da córnea.

Editorias: Saúde
Empresa: Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa