Ecosan apresentou diversas soluções para tratamento da água na indústria petrolífera durante a Rio Oil & Gas
...

A Ecosan, empresa especializada em soluções para tratamento de água e efluentes, participou semana passada da feira de negócios Rio Oil & Gas, no Rio Centro, para apresentar outras das suas soluções ao segmento de Óleo e Gás. A Ecosan concentrou sua participação no evento nas frentes de atuação da indústria petrolífera, especialmente naquelas empresas que fazem uso da água como também geram efluentes. Quando se gera rejeitos é preciso tratá-los para devolvê-los novamente o material ao meio ambiente, como também para reuso. Esses resíduos com a tecnologia adequada ainda podem ser reprocessados para deixá-los dentro das normas exigidas pelo governo.

No caso de plataformas, por se encontrarem em alto-mar, não há fácil acesso a água potável, portanto, a solução é a retirada da água salgada, usando um dessalinizador, equipamento que retira os sais da água e depois desse líquido purificado por um processamento pode ser preparado para o uso potável das pessoas que estão na plataforma. “Conhecemos a necessidade de cada mercado e desses segmentos, e estamos sempre prontos para atender esses diversos negócios com nossas soluções tecnológicas, que estão entre a mais avançadas no País”, diz André Telles, diretor executivo da Ecosan.

Já no caso de refinarias, na operação há geração de muitos efluentes nos quais se pode empregar as estações de tratamento de efluentes convencionais com águas ‘arreiradas’, e sistemas como a nova tecnologia para tratamento de efluentes MBR, usada tanto em efluente industrial como sanitário. Além disso, quando se obtém ‘água produzida’, aquela extraída do petróleo (porque no fundo dos tanques a água do mar se junta com o petróleo) é possível devolver esse líquido para o oceano. No entanto, antes de tudo, essa água precisa ser separada e tratada para só assim ser enviada novamente para o oceano. “Nós temos estações de tratamento disponíveis em grande quantidade, com lodos ativados, para desta forma o usuário, que tiver necessidade, tratá-los e enviá-los por emissários submarinos novamente para o mar. Fornecemos o sistema completo juntamente com os equipamentos”, explica Telles.

Na Rio Oil and Gás, a Ecosan apresentou também tecnologias de membranas, MBR, para estações de tratamento de efluentes onshore e osmose reversa com dessalinizador para plataformas. Contando com equipe multidisciplinar e um time de consultores altamente especializados, a empresa ministrou o curso ‘Introdução ao curso básico de MBR’ para mostrar a importância e os conceitos básicos do recurso e desta forma melhorar a eficiência e performance da aplicação dos profissionais com o conhecimento das novas tecnologias para estação de efluentes.

Editorias: Negócios
Empresa: Vervi