JUCEPI institui obrigatoriedade do Certificado Digital para empresas

A JUCEPI (Junta Comercial do Piauí) estabeleceu a obrigatoriedade da certificação digital para as empresas realizarem suas atividades de tramitação de processos com uso da assinatura digital. O objetivo dessa determinação é trazer maior rapidez nos prazos de respostas às solicitações dos empresários e seus representantes, uma vez que os pedidos serão feitos diretamente no site e recebidos pelos analistas.

O certificado digital trará maior agilidade para o empresário na utilização de vários serviços, tais como abertura de empresas, solicitação de certidões, consulta de documentos, emissão de guias, orientações de Registros, autenticações de livros, entre outros.

Com essa comunicação online facilitada pelo uso do certificado digital, as empresas poderão desempenhar as atividades de protocolo e tramitação de processos com a utilização da assinatura digital, conferindo autenticidade às informações enviadas no ambiente virtual, a autoria e a integridade dos documentos eletrônicos, de forma simples e com total legitimidade.

As empresas passam a ganhar tempo com as questões burocráticas, facilidade de acesso, redução de custos e, principalmente, segurança e validade jurídica assegurada nos documentos assinados eletronicamente e enviados à JUCEPI.

Essa adequação pela qual as empresas deverão passar consta na Instrução Normativa – DREI nº 52, de 9 de novembro de 2018, que trata sobre os procedimentos de Registro Digital dos atos que competem ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins.

A implantação começa no dia 30 deste mês e, dependendo do tipo de empresa, irá até o dia 31 de julho de 2019.

Acompanhe o cronograma para a implantação do Registro Digital e fique por dentro dos prazos:

* Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): 30 de abril de 2019

* Sociedades Limitadas: 31 de maio de 2019

* Empresário Individual: 30 de junho de 2019

* Cooperativas, Sociedades Anônimas, Grupos, Consórcios Societários e demais sociedades

empresariais: 31 de julho de 2019

Para emitir o seu Certificado Digital Valid, acesse http://www.validcertificadora.com.br e agende a validação presencial em um dos nossos endereços:

CERTIFICADORA NUNES - ITS Simões - Rua Manoel Elpidio de Carvalho, 111, Centro Simões – PI

SENHA DIGITAL - ITS - São João do Piauí - Rua Francisco Ferreira de Carvalho, 846 cj 101 - Centro, São João do Piauí – PI

SENHA DIGITAL - ITS São Raimundo Nonato - Rua Avelino Freitas, 564, Centro - São Raimundo Nonato – PI

VD DIGITAL - ITS Teresina - Rua Clodoaldo Freitas, 1113 SALA 1, Centro - Teresina - PI

Confira sempre a lista atualizada no site: http://bit.ly/valid-la