Sodexo comemora 14 anos como líder do índice dow jones de sustentabilidade

São Paulo, setembro de 2018 – A Sodexo, Líder Mundial em Serviços de Qualidade de Vida, manteve sua classificação como a empresa mais bem avaliada em seu mercado, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) pelo 14º ano consecutivo. A classificação reforça a liderança e o compromisso da empresa com a responsabilidade corporativa em todo o mundo.

\"É uma honra para a Sodexo ser reconhecida, mais uma vez, como líder em seu setor. Este resultado fala muito sobre os esforços de nossos 460 mil colaboradores em todo o mundo, que trabalham com nossos clientes para apoiar suas agendas de sustentabilidade. Atualmente, esta conquista da companhia ilustra nosso compromisso de ter um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas, contribuir para as comunidades onde operamos e deixar um planeta saudável para todos nós compartilharmos”, comenta Neil Barrett, vice-presidente Sênior de Responsabilidade Corporativa do Grupo Sodexo.

Considerado uma das maiores referências de sustentabilidade global, o Dow Jones Sustainability Index (DJSI) avalia o desempenho das empresas nas dimensões econômica, social e ambiental, tornando-se um parâmetro decisivo para investimentos sustentáveis. Para participar do índice e ser eleita, cada uma das 3.400 empresas participantes é submetida a uma análise detalhada de aspectos como economia corporativa, ambiental e de desempenho social. Itens como governança corporativa, gerenciamento de crises e risco, estratégia climática, sistemas e políticas de gerenciamento ambiental, supply chain, práticas de trabalho e atividades filantrópicas são contemplados.

A satisfação de nossos clientes, o bem-estar de nossos consumidores e o legado que estamos deixando em nosso planeta são fatores muito importantes para nós. Por este motivo, temos o compromisso de levar mais qualidade de vida às pessoas e estamos sempre em busca do equilíbrio entre a atuação da Sodexo e os impactos positivos nas regiões em que a empresa está presente. Como líderes do DJSI, podemos constatar que nosso objetivo está sendo alcançado com sucesso\", comemora Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site Brasil.

Para o Vice-Presidente de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos, Fernando Cosenza, a conquista da liderança do DJSI pelo 14º ano consecutivo comprova o compromisso da empresa com a incorporação da qualidade de vida em todos os seus serviços e processos. “Acreditamos que estamos no caminho certo ao oferecer serviços inovadores para cumprir com êxito a missão da empresa, que é a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas a quem servimos, contribuindo assim para o desenvolvimento das regiões em que atuamos”, destaca.

A partir de seu plano de responsabilidade corporativa Better Tomorrow 2025, a Sodexo está concentrando seus esforços de sustentabilidade principalmente por meio de três áreas-foco

• Econômico

Trabalhando com negócios locais de pequeno e médio porte, e contribuindo para as economias locais por meio de seu Programa de Inclusão de Parceiros, que visa entregar 10 bilhões de euros de valor de negócios para comerciantes locais e fornecedores parceiros até 2025. No ano passado, a Sodexo entregou 1,9 bilhão de euros em valor de negócio para milhares de empresas em todo o mundo, ajudando-as a construir capacidade, implementar processos padronizados e apoiar seu acesso a mercados globais.

• Social

Promover o equilíbrio de gênero com a meta de ter pelo menos 40% de mulheres entre seus líderes seniores até 2025. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Sodexo mostrou que as equipes com equidade de gênero superam as menos diversificadas. Com base em estudos próprios, as equipes com uma proporção de homens/mulheres entre 40% e 60% apresentaram o melhor desempenho financeiro, engajamento dos colaboradores, reconhecimento de marca e retenção de clientes.

Combater o desperdício, envolvendo-se com clientes e fornecedores parceiros para obter soluções inovadoras em desperdício de alimentos, por meio da implantação do programa WasteWatch, desenvolvido pelo LeanPath. Este programa foi elaborado para reduzir o desperdício de alimentos em até 50%, em média. O objetivo da Sodexo é expandir o projeto para 70% dos seus clientes de serviços de alimentação até 2020, visando 100% até 2025.

Sobre a Sodexo
Fundada em 1966 por Pierre Bellon, a Sodexo é a líder mundial em serviços que geram qualidade de vida, um fator essencial para os indivíduos e para o desempenho das organizações. Operando em 72 países, a Sodexo atende 100 milhões de clientes todos os dias, por meio da combinação única de serviços On-site, serviços de Incentivo e Reconhecimento e Serviços Pessoais. Com uma ampla gama de serviços, a Sodexo oferece para os clientes uma oferta integrada desenvolvida em 50 anos de experiência: desde recepção, manutenção e limpeza até serviços de alimentação, gestão de equipamentos e facilities; cartões de benefícios, incentivo e reconhecimento como Refeição Pass, Alimentação Pass, Gift Pass, Premium Pass e Combustível Pass para os funcionários até os serviços de concierge. O sucesso e o desempenho da Sodexo estão baseados em sua independência, no modelo financeiro do negócio e na habilidade em desenvolver-se constantemente e engajar seus mais de 460 mil funcionários ao redor do mundo. Há 14 anos, o grupo marca presença no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, renomado ranking que avalia de forma criteriosa as iniciativas das empresas junto ao meio ambiente e com os stakeholders.

Indicadores (em Agosto, 2017)
20.7 bilhões de Euros em receitas consolidadas
460.000 funcionários
19º maior empregador mundial