E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Índice de qualidade de vida do trabalhador brasileiro fecha 2017 em 6,5 pontos, segundo núcleo de estudos sodexo
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

São Paulo, janeiro de 2018 – A redução da taxa de desemprego no último trimestre de 2017 e o aumento do PIB contribuíram ativamente para a construção de um cenário mais otimista no país. Mas, além de contribuir com o progresso econômico, este cenário positivo também contagia o ambiente interno das organizações e aumenta a qualidade de vida nos espaços de trabalho ao reduzir a rotatividade dos colaboradores, melhorar o clima organizacional e impulsionar a produtividade da equipe.

Uma pesquisa realizada por uma importante universidade apontou que as companhias que investem no tema conseguem construir um ciclo virtuoso de satisfação envolvendo funcionários, clientes e o desempenho financeiro da organização. Para que empresas e trabalhadores possam compreender o tema da qualidade de vida e atuar para seu aperfeiçoamento, a Sodexo Benefícios e Incentivos criou o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT), uma ferramenta gratuita que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho através de um teste online, que avalia diversos aspectos do colaborador em seu ambiente profissional.

Após um ano e mais de 9.600 respostas dos trabalhadores em todo o país, o resultado acumulado do indicador em 2017 foi de 6,5 pontos (em uma escala de 0 a 10). O levantamento também constatou que a avaliação sobre a qualidade de vida no trabalho é maior entre homens do que entre mulheres (6,55 pontos contra 6,45 pontos), e revelou que as interações sociais com colegas de trabalho e a eficiência tecnológica disponível na organização para o desempenho das atividades cotidianas são os fatores que mais influenciam na percepção geral do público. Os itens com notas de satisfação mais baixas são as questões relacionadas a Reconhecimento (5,87) e Crescimento Pessoal (6,15).

A área de atuação com maior índice de satisfação percebida é a de Produção (6,65), e a de menor índice é a área de Sistemas e Tecnologia da Informação (TI), com apenas 6,07 na escala que vai de 0 a 10. Quando consideramos o grau de instrução dos entrevistados, os funcionários com ensino fundamental completo apresentam o maior índice (7,31) e os que possuem ensino médio completo, o menor (6,45). A região do país com o maior índice é a Nordeste (6,71), e a de menor, a Sudeste (6,38).

“Ao longo do ano, notamos uma melhora gradual na satisfação dos trabalhadores, principalmente em relação às interações sociais no ambiente de trabalho. O cenário positivo da economia com a estabilização da inflação e a redução da taxa de desemprego contribuiu para que o IQVT fechasse o ano 0,65 pontos superior ao primeiro trimestre de 2017. Vamos continuar monitorando e analisando o indicador este ano com o objetivo de melhorar o ambiente e a produtividade nas organizações brasileiras”, comenta Fernando Cosenza, Diretor Executivo de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos.


SODEXO LANÇA NÚCLEO DE ESTUDOS NO BRASIL

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país e ampliar o debate sobre qualidade de vida, a Sodexo Benefícios e Incentivos acaba de lançar o Núcleo de Estudos Sodexo. O laboratório de ideias reúne profissionais de diferentes áreas da companhia com o objetivo de transformar a experiência interna e dados do mercado em informação de utilidade pública que possa guiar transformações sociais e econômicas no País.

“A Sodexo investe em pesquisas e estudos globais sobre qualidade de vida há mais de 50 anos. O Núcleo de Estudos foi criado para ampliar o debate do tema no Brasil por meio da divulgação de informações que contribuam permanentemente para o aumento da produtividade nas organizações, da melhora na relação entre empregador e empregado e para um melhor entedimento do mercado. Acreditamos que os conteúdos poderão guiar importantes tomadas de decisão com relação à economia e auxiliar na compreensão dos hábitos diários do trabalhador brasileiro”, finaliza Cosenza.

Em linha com a missão global do Grupo Sodexo de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos locais em que atua, o núcleo é composto por dez colaboradores da Sodexo Benefícios e Incentivos, e marca o seu lançamento com o relatório acumulado 2017 do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho. Ao longo do ano, serão publicados novos estudos sobre qualidade de vida, comportamento do trabalhador e do mercado. O público interessado poderá acessar os conteúdos e acompanhar as novidades por meio do portal da companhia e também nas redes sociais.

Sobre o Índice Sodexo de Qualidade de Vida
O Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT) é elaborado a partir dos resultados obtidos no teste online gratuito e possui o objetivo de compreender os fatores que interferem na qualidade de vida do trabalho, medir a percepção de qualidade de vida do brasileiro em relação ao trabalho e desenvolver uma ferramenta útil para o público em geral.

O levantamento, divulgado trimestralmente, é baseado no conceito mundial da Sodexo das seis dimensões da qualidade de vida: Facilidade e Eficiência, Reconhecimento, Interação Social, Crescimento Pessoal, Ambiente Físico e Saúde e Bem-estar.

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

Atende aproximadamente 96 mil clientes, que representam 6,4 milhões de usuários, com uma rede de 460 mil estabelecimentos credenciados em todo o País com serviços únicos no mercado de benefícios, gestão de despesas, incentivos e reconhecimento: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Frota Pass, GymPass e Apoio Pass.


________________________________________
Informações
Assessoria de imprensa Sodexo Brasil
Tamer Comunicação
Claudia Reis – 11 3031-2388 – ramal 219 – 11 97514-0815
(claudia@tamer.com.br)
Leonardo Nascimento – 11 3031-2388 – ramal 221
(leonardo@tamer.com.br)

Editorias: Negócios  Propaganda e Marketing  Recursos Humanos  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Tamer  
Contato: Nídia Bomtempo  
Telefone: 11-30312388-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.