Exposição Esporte Movimento chega à CAIXA Cultural Recife

A CAIXA Cultural Recife apresenta no dia 13 de outubro a exposição Esporte Movimento, uma seleção de 879 itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A mostra conta com selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados à história do esporte mundial, além de réplicas táteis de algumas peças expostas, a fim de promover a inclusão de deficientes visuais. O público também terá a oportunidade de tocar em uma tocha original. A exposição já recebeu 63 mil visitantes nas cidades de São Paulo, Curitiba, Brasília e Fortaleza, tendo patrocínio CAIXA e Governo Federal. A abertura será às 19h e a visitação acontece de 14 de outubro a 24 de janeiro de 2016, sempre com entrada gratuita e no horário das 10h às 20h (terça a sábado) e das 10h às 17h (domingos).

Entre as centenas de destaques estão a Tocha do México, usada primeiramente nos jogos de 1968; uma folha de Louro de Ouro, fragmento original, utilizado em premiação nos jogos antigos; uma Medalha de Papel, cunhada num campo de concentração, durante os jogos realizados pelos prisioneiros na 2ª Guerra Mundial; um fragmento de calcário datado de 2125 a.C., do Antigo Império Egípcio, com textos em hieróglifos e figuras praticando esportes; além de camisas usadas pelo atleta Adhemar Ferreira da Silva em suas maiores conquistas representando o Brasil.

Esporte Movimento é um recorte da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo, tendo sido visto por mais de 63 mil pessoas Brasil afora. Composta por oito núcleos, a exposição fará um passeio pela história do esporte, começando pelas pinturas rupestres e chegando até os dias atuais, sem esquecer de render justa homenagem a atletas brasileiros que deixaram sua marca no esporte mundial.

A glória, a saga altética, o esporte enquanto conquista da humanidade e os símbolos da vitória estão representados por diversos artefatos na exposição. A ideia central é apresentar um panorama das mais diferentes dimensões que cercam a prática esportiva. Em uma área específica da mostra, os visitantes, especialmente os deficientes visuais, poderão tocar uma tocha. Informações em braile e réplicas táteis de algumas peças também fazem parte do projeto

Sobre o curador: Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Dono de uma das maiores coleções particulares de itens esportivos do mundo, foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Amazonas.

Serviço:

Exposição Esporte Movimento

Local: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, 505 - Recife, PE.

Abertura: 13 de outubro de 2015, às 19h

Visitação: 14 de outubro de 2015 a 24 de janeiro de 2016

Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 10h às 17h.

Visitas mediadas e informações: (81) 3425-1915 / 3425-1900

Classificação indicativa: Livre

Entrada Gratuita

Informações: (81) 3425-1900

Facebook: facebook.com/ExposicaoEsporteMovimento

Para agendamento de entrevistas e mais informações:

Seven Star Comunicação e Marketing

Aline Borba e Heloisa Castro

aborba@sevenstarmkt.com.br ou heloisa@sevenstarmkt.com.br

(21) 3352-1905 - (21) 97901-9575 – (21) 98017-0300

Assessoria de Imprensa CAIXA Cultural: Juliana Romão (81) 9739-3366 / julyromao@hotmail.com e Fabrício Barbosa – (81) 9768-1454 – cultura.pe@caixa.gov.br.

Acesse http://www.caixacultural.gov.br

Baixe o aplicativo CAIXA Cultural