Espetáculo Raízes do Brasil - Dançando Para Não Dançar

As crianças do projeto Dançando Para Não Dançar se apresentam, gratuitamente, em espetáculo sobre a educação, no Teatro João Caetano.

Ministério da Cultura, Petrobras e Dançando Para Não Dançar apresentam o espetáculo “Raízes do Brasil”, nos dias 22 e 23 de setembro, às 20 horas, no Teatro João Caetano. O espetáculo é a grande apresentação do projeto em 2015, tendo como objetivo a conscientização acerca da educação no Brasil. A entrada é franca.

Sob o tema da educação, o Projeto deseja despertar nos cidadãos brasileiros, em especial nos moradores das comunidades em que atua, o compromisso com a educação das crianças. A apresentação, que terá crianças, pais e familiares como convidados especiais, também será aberta ao público em geral, com entrada franca.

Thereza Aguilar - diretora geral do espetáculo, bailarina, coordenadora e idealizadora do Dançando Para Não Dançar -, revela: “Cerca de 17 milhões de brasileiros não sabem ler e, desse total, 7,2% são crianças entre 10 e 14 anos. É um dado alarmante que, acreditamos, poderá se reverter através da arte destinada ao público infantil”.

Ainda de acordo com a bailarina e coordenadora do projeto, a dança, a arte cênica, a música, a poesia e os livros são instrumentos de formação de caráter e de opinião e devem ser utilizados como uma importante ferramenta para despertar na criança o sentimento transformador da educação e do conhecimento. É desta forma que segue o Dançando Para Não Dançar nos últimos 20 anos dentro das comunidades cariocas.

Além da Direção Geral de Thereza Aguilar, o espetáculo conta ainda com as músicas de Geraldo Azevedo, Renato Rocha, Leandro Braga, Luiz Gonzaga, Zé Dantas, João do Vale, Lamartine Babo e Heitor Villa-Lobos, todas interpretadas na voz do próprio Geraldo Azevedo, com arranjos de Leandro Braga. As coreografias são assinadas pelo coreógrafo alemão Lars Scheibner e pelo brasileiro Paulo Rodrigues (primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro); além das professoras e bailarinas Ana Paula Czerwinski, Raisa Gregório, Luana Nobre, Mayara Alves e Paulicéia Borges.

Pensar a Educação - Na Cartilha do Projeto, Thereza Aguilar afirma que, brincando, dançando, cantando, tocando instrumentos, interpretando, enfim, com metodologias lúdicas e mais próximas da realidade de cada comunidade, pode-se alterar esse quadro alarmante de analfabetismo.

“Nossas crianças precisam de escolas melhores e os filhos delas, melhores ainda. ‘Brasil: Pátria Educadora’ não pode ser apenas um lema de um Governo. É um compromisso de todos. Precisamos de leis, de recursos definidos, de base de apoio. Cabe-nos cobrar dos nossos políticos essa base. Cabe-nos ajudar a transformar as nossas escolas”, desafia a coordenadora do Dançando, ao entender que a cultura faz desenvolver a consciência da necessidade de um mundo menos desigual e mais justo, com mais amor à vida e a valorização dos gestos simples.

Sobre o Projeto:

O Projeto Dançando Para Não Dançar foi criado no final de 1994, início de 1995, no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, pela bailarina Thereza Aguilar, visando dar acesso às crianças e jovens de comunidades populares ao balé clássico.

O projeto utiliza o perfil lúdico do balé clássico como instrumento de inclusão social e de cidadania. Os principais alvos são: a profissionalização de jovens, o incentivo à participação cultural e o combate à exclusão social ao proporcionar acesso à formação em uma profissão que dificilmente ingressariam.

Parcerias – O projeto Dançando Para Não Dançar é patrocinado pela Petrobras e pela Lei de Incentivo à Cultura - Governo Federal – Pátria Educadora. Também conta com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Faperj, Vídeo Filme e curso de inglês Brasas.

Sobre o Coreógrafo:

Lars Scheibner – O coreógrafoveio ao Brasil para trabalhar esse novo Balé. Conheceu o Dançando Para Não Dançar na Staatliche Ballettschule Berlin, escola em que alunos do projeto fazem especialização em balé clássico. http://www.youtube.com/watch?v=JJoocVZULgA

Serviço:

RAÍZES DO BRASIL - Dançando Para Não Dançar

Data: 22 e 23 de Setembro de 2015 (Terça e Quarta-feira)

Local: Teatro João Caetano

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Imprensa: Aline Borba e Heloisa Castro - Celulares: (21) 979019575 – 98017-0300 – 99290-2986

Fixo: (21) 33521905

E-mails: aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br

Tania Aguilar - Celulares: 61- 82050706 / 21- 975279000

E-mail: taniaimprensa@gmail.com - whatsapp: 61- 82050706

Sede do Dançando Para Não Dançar: Rua Frei Caneca, 139 - Centro- RJ.
Site: http://www.dancandoparanaodancar.org.br
E-mail: projetodancando@gmail.com