Óleo de Coco e Imunidade

Reforçar as defesas do organismo é fundamental no nosso dia a dia e neste momento de pandemia se torna ainda mais importante.

A Dra. Andréia Naves, Nutricionista e Educadora Física, referência em Nutrição Esportiva Funcional fala sobre o asssunto.

Devido ao seu perfil nutricional, o óleo de coco pode ajudar na modulação do sistema imunológico, principalmente por seu efeito na modulação intestinal

O óleo de coco é um alimento rico em TCM (triglicerídeos de cadeia média) que fornece inúmeros benefícios para a saúde com efeitos metabólicos distintos. O TCM mais presente no óleo de coco é o ácido láurico (50,7% do total de ácidos graxos), seguido do ácido caprílico (8,2% do total de ácidos graxos) e ácido cáprico (6,4% do total de ácidos graxos). Dessa forma, o óleo de coco contém mais que 65% de TCM do seu total de gordura. Contudo é importante salientar que o ácido láurico se comporta mais com um ácido graxo de cadeia longa, sendo pouco solúvel e sendo cerca de 70% absorvido via quilomícrons.

O óleo de coco contem ainda monolaurina, éster de glicerol do ácido láurico que tem uma importante ação anti-bactericida em combater bactérias patogênicas como Staphylococcus aureus e Mycobacterium terrae. Bacillus anthracis Sterne e Helicobacter pylori também são sensíveis a monolaurina. Além disso, estudos têm demonstrado que o ácido láurico inibe o crescimento do Clostridium difficile tanto in vivo como in vitro.

Contudo, ainda não temos claro quanto de monolaurina é produzida in vivo após o consumo humano de óleo de coco e como se dão seus efeitos biológicos. No entanto, essa especulação acerca da modulação intestinal de bactérias é interessante não só para o equilíbrio da microbiota, mas também, pelo impacto que esse TCM pode ter no sistema imunológico (já que boa parte dele se encontra no sistema digestório).

Assim parece que devido ao seu conteúdo de ácido láurico, pode ser importante no combate de vírus e bactérias, e além disso, alguns estudos demonstram que por conter ácido caprílico, confere um outro mecanismo de eliminação de fungos e parasitas intestinais.

O óleo de coco também contém quantidades consideráveis de vitamina e compostos fenólicos com atividade antioxidante. É importante ressaltar que o óleo de coco virgem apresenta maior teor de compostos fenólicos antioxidantes, como o ácido cafeico, ácido p-cumárico, ácido ferúlico e catequinas. Estudos recentes demonstram que esses compostos fenólicos são de extrema importância para nossa tolerância imunológico, pois quando ingeridos, produzem metabólitos secundários no intestino que impacta na nossa capacidade de tolerar vírus e bactérias, sem necessitar do sistema oxidante e inflamatório para esse enfrentamento e combate ao microrganismo agressor.
Então, pode-se sugerir que devido ao seu perfil nutricional, o óleo de coco pode ajudar na modulação do sistema imunológico, principalmente por seu efeito na modulação intestinal.

Referências Bibliográficas

1. Wallace TC. Health Effects of Coconut Oil-A Narrative Review of Current Evidence. J Am Coll Nutr.; 38(2):97-107, 2019.
2. Sankararaman S., Sferra TJ. Are We Going Nuts on Coconut Oil? Curr Nutr Rep.; 7(3):107-115, 2018.
3. DebMandal M, Mandal S. Coconut (Cocos nucifera L.: Arecaceae): in health promotion and disease prevention. Asian Pac J Trop Med.; 4(3):241-7, 2011.

Receita e dicas de consumo
A Dra. Andréia Naves dá algumas dicas de aplicação em receitas neste período em que a maioria das pessoas estão em casa e podem criar receitas saudáveis.

Pipoca doce de coco
Ingredientes:
20 g de coco ralado fresco
150g de milho de pipoca (1 xícara de chá)
2 colheres de óleo de coco extravirgem
Rapadura ou açúcar de coco à gosto para adoçar

Modo de preparo
Aqueça o óleo de coco em uma panela.
Coloque o milho de pipoca, tampe e deixe em fogo médio.
Quando os grãos pararem de estourar, desligue o fogo e aguarde alguns minutos para retirar da panela.
Em outra panela, coloque um pouco do óleo de coco, em seguida a rapadura para derreter ou o açúcar. Coloque o coco ralado e deixe dourar.
Quando ficar no ponto, jogue em cima da pipoca e misture.
Rendimento: 4 porções.

Dicas de consumo
O óleo de coco extravirgem pode ser consumido sobre a salada de frutas ou ser colocado no açaí com banana.

Andréia Naves
É Nutricionista e Educadora Física, atleta de CrossFit. Diplomada pelo The Institute for Functional Medicine (USA) em 2007; Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional – IBNF. Autora de diversos livros na área de Nutrição Funcional. Diretora da Nutreex – Clínica de Atendimento em Nutrição Esportiva Funcional, Sócia-proprietária da Muralha CrossFit e Mentora em Nutrição Esportiva.

Mais informações, solicitação de entrevistas e de imagens em alta, poderão ser obtidas pelos canais abaixo.

JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852