E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Eduardo Figueiredo - Presidente do IEP e Mônica Rabelo - Diretora Executiva do IEP , em Pacajus - CE
Eduardo Figueiredo - Presidente do IEP e Mônica Rabelo - Diretora Executiva do IEP , em Pacajus - CE



É o tema da 8ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade, que acontece nos dias 15 e 16 de outubro de 2015 em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará com a expectativa de receber mais de 3 mil pessoas, que contará com apresentações, artísticas, culturais e cases, mostra de economia criativa, além de oficinas práticas e palestras ministradas por palestrantes renomados

Maior evento de Sustentabilidade do Norte e Nordeste, o Fórum IEP de Sustentabilidade, realizado pelo IEP - Instituto de Educação Portal, instituição de educação localizada em Pacajus, no Ceará chega a 8ª edição com o tema: “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”.
O objetivo do Fórum é despertar a sociedade em seus diversos setores – Governo, Empresas Privadas, IES, Terceiro Setor e Sociedade Civil – para juntos alcançarem os ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, um pacto firmado entre a ONU e mais de 191 países visando mudar o mundo por meio dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo, programa implantado no Brasil com o Movimento Nós Podemos. Para tal realização, o Instituto de Educação Portal recebe apoio da Secretaria Geral da República, Governo do Estado do Ceará, PNUD Brasil, Empresas Privadas e Instituições sem fins lucrativos.
Eduardo Figueiredo, presidente do IEP fala da importância do apoio da iniciativa privada: “nesses momentos de incertezas na política macroeconômica se faz necessário um maior apoio da iniciativa privada as projetos sociais voltados para a educação e formação profissional. Nós do IEP acreditamos que uma sensível diferença pode ser alcançada quando as instituições do terceiro setor, com forte credibilidade e transparência, recebem apoio de empresas preocupadas com a formação dos jovens e o 8º Fórum IEP de Responsabilidade estreita a relação entre empresas e projetos reconhecidos internacionalmente por meio de uma profunda reflexão sobre os caminhos que devem ser trilhados nessa fantástica empreitada de resgatar o que existe de melhor na juventude brasileira. Portanto, convido a todos fazerem parte desse evento que já é um marco em nosso estado."

Para Mônica Rabelo, Diretora Executiva do IEP um dos entraves para o desenvolvimento econômico e social do país é justamente a ausência de políticas de sustentabilidade que aconteçam na prática, desencadeando uma articulação entre os vários setores da sociedade em prol do bem comum. “ainda vivemos nas escolas de todo país uma educação bancária, desarticulada do contexto social, ambiental, cultural, econômico e valores. Urge a necessidade de implantar nas escolas e universidades uma educação sustentável tendo como alicerce a visão de integralidade do conhecimento. Hoje vivemos o aumento absurdo da violência, corrupção, poluição, escassez de recursos hídricos, aumento da temperatura, descongelamento de geleiras, desaparecimento de rios. Todos esses fatores são decorrentes da ausência de uma educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Neste sentido o Fórum IEP de Sustentabilidade vem conclamar todos os atores sociais a repensarem sua prática e articularem em rede ações concretas em prol de uma cultura sustentável visando a melhoria das condições de vida das pessoas, contemplando as esferas: sociais, econômicas, ambientais, culturais e valores."

A importância dos atores sociais no contexto do desenvolvimento sustentável
De acordo com Rabelo "Enquanto tivermos uma organização de sociedade fragmentada, pautada nos interesses pessoais ou de categorias, não conseguiremos implantar concretamente uma cultura sustentável no Brasil. Devemos avançar para que os atores sociais se conscientizem que precisamos começar de novo, nosso conceito de sociedade está fadado ao fracasso. É preciso que cada um transcenda a postura egocêntrica focada do ter mais e adentre o pensamento coletivo em prol de toda humanidade. O Papa Francisco em sua grande sabedoria está tentando nos alertar através da encíclica papal voltada para a sustentabilidade, ele nos convida a mudança, explicita que é chegado o momento de não privilegiarmos os interesses econômicos e sim o bem da humanidade.”

Comenda “Transformando Vidas”

A Comenda Transformando Vidas será entregue pelo Sr. Cláudio Figueiredo é um importante momento no Fórum IEP de Sustentabilidade, pois visa reconhecer pessoas que doam suas vidas às causas sociais e que, por meio de programas e ações cooperam para o alcance dos ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e ainda incentiva que outras pessoas e atores sociais envolvam-se e interfiram positivamente na sociedade. Em 2015, os homenageados serão:

Instituição Comendados Objetivos da ONU

STDS Josbertini Virgínio Clementino Acabar com a fome e a miséria
Eusébio José Arimatéa Lima Barros Júnior Oferecer educação básica de qualidade para todos
Instituto Maria da Penha Maria da Penha - Claudia Fernanda Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Instituto Quatro Folhas Fundadora: Ana Cecília Sucupira / Rubem Reduzir a mortalidade infantil
Beach Park Murilo Hildebrand Pascoal - Katia Melhorar a saúde das gestantes
Associação Petter Pan Olga Lucia Espínola Freira Combater a Aids, a malária e outras doenças.
Memorial da carnaúba Daisy Rocha Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Projeto Reconstruindo a liberdade Dra. Aline Lima de Paula Miranda Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
SETUR Arialdo Pinho - Bruna Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Tribunal de Justiça Dra. Iracema Martins 8 - Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Igreja Batista Padre Nelson Roberto Massambani Estabelecer parcerias para o desenvolvimento
Alguns dos Palestrantes que estarão no Fórum
Entre os palestrantes estarão nomes renomados em suas respectivas áreas como:
Marcio Zeppelini –
Palestra Master: +Atitude: O Desenvolvimento Sustentável do Indivíduo.
Empreendedor social e empresário, Presidente do Instituto Filantropia, Produtor editorial e jornalista. É editor da Revista Filantropia e diretor executivo da Zeppelini Editorial. Idealizou a Diálogo Social, a Diálogo Digital e a Rádio Tom Social. É palestrante motivacional e de temas relacionados a Comunicação, Desenvolvimento Pessoal, Terceiro Setor e Sustentabilidade. Autor do livro "Comunicação e Marketing para Projetos Sociais". Criador do Programa "Ser Sustentável" de sustententabilidade humana.
João Evangelista - psicopedagogo, historiador, educador social foi articulador Regional do Nordeste;
Neoclair Pincerato - Engenheiro Mecânico, pós-graduado em Administração Industrial, Máster Black Belt com mais de 25 anos de experiência nas área de qualidade e manufatura, Coordenador Lean na Dana.
Beatrice Melo - Beatrice Melo, Mestre em Sustainability in Fashion na ESMOD Berlin Internationale Kunsthochschule für Mode – Alemanha. Estudou Social Entrepreneurship, Empreendedorismo Social, na Copenhagen Business School – Dinamarca, Gerenciamento Financeiro na Fundação Dom Cabral, Finanças para Executivos no Insper São Paulo e Fashion Businessna UAL – University of Arts London, Central Saint Martins – Inglaterra.
Ilana Oliveira – Educação Cooperativa
É Mestre em Administração pela UFC (2009); Especialista em Gestão e Estratégia Empresaria pela UFC (2005); Especialista em Marketing com Ênfase em Serviços pela FEA/USP (2007); Formada pela SBCoaching em Personal e Professional Coaching, Executive Coaching e Alpha Assessement. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Gerente Técnica de Capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Ceará. Professora da Faculdade Metropolitana de Fortaleza - FAMETRO e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas conveniado com a UFC e o Instituto Federal.

A Programação completa está no site: http://www.forumdesustenntabilidade.com



Sobre o IEP – Instituto de Educação Portal
O IEP é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) sem fins lucrativos fundada há mais de 8 anos, atuante em Fortaleza e região metropolitana com o objetivo de fomentar a inclusão econômica, social e cultural de jovens em situação de vulnerabilidade social através de programas de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. Seu grande diferencial é a Tecnologia Social – Espaços Mundos, uma metodologia que engloba aspectos emocionais e espirituais através da arte e cultura, objetivando o desenvolvimento de competências humanas essenciais ao processo evolutivo do ser humano. Em função dos excelentes resultados e do trabalho sério e transparente, o IEP já foi reconhecido por instituições como ONU e Fundação Banco do Brasil.
Saiba mais sobre o trabalho do IEP, os cursos oferecidos, as empresas parceiras no site: http://www.portaliep.com ou entre em contato pelo email: contato@portaliep.com ou ainda pelo telefone: (85) 3348-0120.
Serviço
8ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade
”Educação para o Desenvolvimento Sustentável”
Datas: 15 e 16 de outubro de 2015
Local: Centro de Eventos do Estado do Ceará
Endereço: Avenida Washington Soares, 999, Fortaleza, Ceará.
Horários:
15 de outubro: das 16hs às 21h20
Dia 16 de outubro: das 7h30 às 17h30
Inscrições gratuitas
Mais informações e programação completa acessem: http://www.forumiepdesustentabilidade.com http://www.facebook.com/forum
e-mails:
Tatiana Muniz: forum@portaliep.com
José Pires: contato@portaliep.com
Tel.: (85) 3348 7540




JM- Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho- Jornalista MTb 19.852 josemaria.jornalista@ig.com.br
(11) 2866.2346 / 99804.1112

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Educação  Recursos Humanos  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 05/10/15
Fonte do release
Empresa: JM-Gestão de Imprensa e Comunicação  
Contato: José Maria Filho  
Telefone: 11-28662346-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN: maurice161@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.