Singular lança Programa Bilíngue para seus alunos
 Membros da direção do Colégio Singular : Paolo Gambogi, Marcel Xavier da Souza, Cristiano Gambogi, Anderson Loureiro, Paulo Roberto De Francisco, Milena Brocardo Bardy, Elizama Zamborlini, Eduardo Za

O Colégio Singular, com unidades em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, apresentou nesta manhã (15 de julho), o novo Programa Bilíngue que será oferecido aos seus alunos a partir de 2020. A apresentação ocorreu no espaço Singular Play, localizado no piso térreo do Shopping ABC.

O Programa Bilíngue é totalmente diferente, moderno e fruto de mais de 4 anos de pesquisas, análises de materiais e viagens de benchmarking a vários países, considerados referência no ensino, como Finlândia, Singapura, Japão e Estados Unidos.

A proposta é preparar os alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental I para os exames de proficiência no idioma inglês e a internacionalização do currículo da grade pedagógica a partir do Ensino Fundamental II até o Ensino Médio. Para isso, o Singular mantém parceria com duas importantes instituições de ensino, a Cambridge University - por meio do programa Cambridge Bilingual Partners - e a University of Missouri.

O programa segue uma metodologia moderna e acompanha o desenvolvimento da criança. “Para ela compreender um novo idioma, é preciso receber, de forma lúdica, conteúdos coerentes e lógicos, a fim de que haja um processo natural de familiarização”, explica a coordenadora Maria Beatriz Affonso.

O Programa Bilíngue iniciará com os alunos de 3 anos de idade e os livros utilizados foram importados diretamente de Cambridge. “Somos uma das escolas pioneiras no Estado a utilizar esse material pedagógico. Com essa aquisição, o Singular recebe o selo de qualidade de ensino da universidade de Cambridge”, reforça o diretor Egidio Blumetti.

Maior carga horária

Em 2020, os alunos da Educação Infantil - a partir dos 3 anos de idade - e do Ensino Fundamental I passarão a contar com cinco aulas semanais de inglês na grade curricular, sem prejuízo das demais disciplinas.
“O Singular sempre ofereceu maior carga horária de aulas optativas, se comparada às demais escolas e jamais sacrificaria a parte pedagógica, reduzindo por exemplo, as aulas de Português que cada vez mais ganha importância no vestibular”, esclarece o diretor.

Já no Ensino Fundamental II, os alunos terão três aulas semanais e opção de mais duas no contraturno, através do Singular Idiomas, durante o próximo ano - o qual será considerado como período de transição. No ano seguinte, em 2021, para que aos estudantes de 6º, 7º e 8º anos possam iniciar seus estudos em um currículo internacional, será oferecido o Middle School, que integra os conteúdos de Ciências e Humanidades, através da abordagem STEAM, sigla em inglês das áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Os estudantes serão envolvidos em questões globais que estimulam o pensamento crítico, a tomada de decisões e a resolução de problemas. O programa baseia-se na agenda de “global issues” da ONU (Organização das Nações Unidas), que trata de questões que afetam a comunidade global, como meio ambiente, imigração, conflitos, fome, entre outras. “Esses conteúdos serão trabalhados na língua inglesa como instrumento para aprendizagem sem deixar de lado as quatro habilidades da língua (ouvir, falar, ler e escrever)”, detalha a coordenadora Maria Beatriz.

High School

O ciclo de internacionalização do currículo se completa com o High School, disponível para alunos de 9º ano do Ensino Fundamental II e 1ª série do Ensino Médio, que ao completar todos os créditos do programa, recebe dois diplomas oficiais - um brasileiro e um americano, expedido pela University of Missouri e reconhecido pelo governo dos Estados Unidos e aceito em todas as universidades americanas.

A convivência com professores estrangeiros dentro das salas de aula do High School possibilita ao aluno brasileiro ter, durante três anos, uma imersão genuína na língua inglesa, seguindo uma proposta curricular oficial.

O programa bilíngue, a internacionalização do currículo, que envolve o Middle School e o High School e o Singular Idiomas fizeram nascer o Singular English Center.
Em seus 54 anos, o Singular nunca perdeu o foco ou se afastou de suas origens, que é proporcionar conhecimentos ao aluno para que possa ser feliz e ter sucesso em sua vida profissional e pessoal.

“Conhecer bem o idioma inglês não é mais um diferencial, tornou-se uma obrigação e exigência do mercado profissional, ao lado das competências socioemocionais. Por isso, estamos sempre trabalhando para aperfeiçoar nossa arte de ensinar e, principalmente, proporcionar mobilidade ao nosso aluno para que, através da educação em um currículo internacional, possa transitar com facilidade no ambiente acadêmico ou profissional em qualquer país que escolha”, sintetiza a diretora Rosanella Gambogi.

Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações