Faculdade realiza o dia sem copo descartável em celebração ao meio ambiente
Faculdade realiza o dia sem copo descartável em celebração ao meio ambiente
...

O Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – será o marco da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. A instituição, comprometida com a sustentabilidade do planeta, convidou seus servidores a não usarem copos descartáveis por um dia. Ou seja, 630 copos não serão utilizados na data. Ao todo são usados 200 mil itens por ano. O lema da campanha é Sustentabilidade é Questão de Educação.

Esse montante refere-se ao uso pelos funcionários – professores, pessoal administrativo e operacional. “Pensamos em ações que mobilizem os servidores da Faculdade em prol da nossa sociedade. Enquanto trabalho público, precisamos entender que sustentabilidade é prioridade. Ficamos felizes com a aceitação de todos”, explica Cristiane Aparecida Oliveira Agustinho, Secretária-Geral da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Esta é uma das atividades de uma sequência que pretende ser emplacada pela gestão do diretor Rodrigo Gago Freitas Valle Barbosa. “Acreditamos que nossa missão é promover, além do conhecimento, atitudes que façam diferença em nossa cidade, região e no mundo”, salienta Gago, que comemora ainda a boa aceitação de todos com relação a estas atitudes.
Para celebrar, copos de acrílico foram entregues aos funcionários para incentivar ainda mais o uso de produtos não descartáveis.
Tendência mundial

A atitude da instituição de ensino se antecipa à entrada em vigor de legislação aprovada pelo Parlamento Europeu, em março último, que proíbe o uso de série de produtos plásticos descartáveis, incluindo cotonetes, canudos, copos, pratos e talheres. A proibição entrará em vigor em 2021.

No Brasil, estima-se que são consumidos, diariamente, cerca de 720 milhões de copos de plástico descartáveis, que podem levar até 450 anos para se decompor na natureza.
Dados também indicam que é muito mais sustentável lavar o copo reutilizável do que usar o descartável. Cada copo plástico desperdiça entre 500 ml e 3 litros de água para ser produzido e, para lavar um copo, são gastos entre 100 ml e 400 ml apenas. E ainda tem mais: ao eliminar o uso do copo descartável também são economizadas matéria-prima, energia elétrica e o combustível utilizado na logística.

Devido a sua lenta decomposição, os plásticos representam um problema, em especial, para os oceanos, formando o chamado lixo marinho. Os resíduos são encontrados em muitas espécies, como tartarugas, baleias e aves, além de frutos do mar destinados ao consumo humano.

A Instituição
Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do País, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo tem 54 anos de atividade e é referência no ensino jurídico do Brasil com mais de 14 mil profissionais formados e atuantes em diversas áreas do Direito. Oferece os cursos de graduação e de atualização, além de pós-graduação Lato Sensu.

Seus professores e funcionários administrativos são servidores públicos municipais e ingressam nos quadros respectivos por meio de concursos públicos, ressalvadas as exceções legais. A FDSBC não possui fins lucrativos e a anuidade cobrada dos alunos – uma das menores de São Paulo – garante a autonomia financeira da estrutura.

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo está localizada na Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo - Telefone (11) 3927-0222.

Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações