Painel de notícias

COOP distribui sobras de R$ 12 milhões aos seus cooperados
COOP  distribui sobras de R$ 12 milhões aos seus cooperados
...

A Coop, por ser uma cooperativa de consumo, possui vários diferenciais em relação ao segmento supermercadista tradicional. Um deles é o retorno de suas sobras líquidas apuradas ao término de cada exercício, conforme determina a legislação cooperativista. Durante apresentação dos resultados de 2018, cujo faturamento total foi de R$ 2,3 bilhões, a assembleia geral ordinária aprovou sobras no valor de R$ 12 milhões.

Todo cooperado que se abasteceu nas lojas, drogarias e postos de combustíveis da rede ao longo do ano passado tem até o dia 29 de março de 2022 para fazer o seu resgate. Decorrido o prazo, o saldo não retirado será remetido ao Fundo de Reserva, conforme estabelecido no Estatuto Social.

De acordo com Luciana Benteo, analista de Responsabilidade Social, a sobra disponível pode ser empregada na compra de qualquer produto nas lojas e drogarias. “O valor só não pode ser usado para os serviços de recarga de celular e pagamento de contas”, explica.

A participação de cada um nas sobras líquidas é proporcional ao volume de compras realizadas em 2018. “Quem centralizou suas aquisições na Cooperativa certamente resgatará mais do que aquele que a usou vez ou outra em pequenas compras. Além disso, entram para o cálculo do retorno somente a soma dos produtos identificados no checkout por meio do número da matrícula ou do CPF. Sem essa identificação, a Coop não tem como computar o gasto para efeito do retorno”, acrescenta Luciana Benteo.

Sobre a Coop: atualmente, a Coop é considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina. Possui 815 mil cooperados ativos, cerca de 6 mil colaboradores diretos, 85 unidades de fornecimento, sendo 23 lojas no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 51 drogarias - 31 internas nas lojas e 19 de rua. A Cooperativa encerrou 2018 com faturamento total de R$ 2,3 bilhões.

Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade, a exemplo do ciclo de palestras gratuito; programa de saúde e qualidade de vida; programas educacionais voltados aos estudantes da rede pública e particular e doações para entidades beneficentes onde tem unidades de distribuição.

Informações à Imprensa:
MP & Rossi Comunicações