Infectologista da santa casa de mauá participa de evento médico na holanda
Infectologista da santa casa de mauá participa de evento médico na holanda
...

Elaine Monteiro Matsuda, médica infectologista da Santa Casa de Mauá e do Programa de IST/AIDS de Santo André participou recentemente da Conferência Internacional de AIDS, na cidade de Amsterdã na Holanda. Ela foi responsável pela condução e apresentação do trabalho: Infecção aguda pelo HIV entre pacientes recém-diagnosticados em Santo André, São Paulo, Brasil, realizado em colaboração com o Instituto Adolfo Lutz, importante laboratório de referência em saúde pública.

Durante o evento, a médica concedeu entrevista ao Portal médico da GSK , na sessão Um panorama dos estudos brasileiros, também conversou com o paciente de Berlim, Timothy Brown, o único caso curado do HIV há 11 anos, após um transplante de medula óssea e a prêmio Nobel de Medicina pela descoberta do vírus HIV Prof. Dra. Françoise Barré-Sinoussi.

O diagnóstico de casos de infecção pelo HIV é o primeiro passo para que o indivíduo seja vinculado ao SUS, receba o tratamento e controle a infecção. Este controle não representa a cura, mas uma supressão do vírus, o qual passa a não ser mais detectado nos exames de sangue, o que implica em qualidade de vida ao indivíduo e interrupção da cadeia de transmissão.

Identificar e incorporar casos recém infectados, ou seja, com infecção aguda pelo HIV no sistema de saúde assume maior importância, pois estes casos têm um potencial de transmissão maior, assim como beneficiar os pacientes, na prevenção de complicações e na limitação da formação dos reservatórios virais, que não são atingidos pelo coquetel. Neste trabalho foram avaliados 204 casos recém diagnosticados com infecções pelo HIV entre 2012 e 2017, de um total de 1337 admitidos no serviço neste período.

Informações à imprensa:
MP & Rossi Comunicações