Empresas de santo andré podem recuperar pis e cofins pagos em importação

As empresas associadas da ACISA - Associação Comercial e Industrial de Santo André - que realizaram operações de importação, entre agosto de 2008 até outubro de 2013, podem recuperar o valor do PIS e da Cofins pagos nesse período. Um Mandado de Segurança Coletivo, ajuizado pela entidade em 2013, garante o benefício aos associados.

O escritório Alcantara Advogados & Associados foi o responsável por ajuizar a ação que beneficia as empresas de Santo André e, agora, prestará orientações e dará respaldo jurídico aos empresários que desejam recuperar o montante pago indevidamente.

Sobre essa importante vitória:

Em 2015, o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou inconstitucional a forma como o PIS e a Cofins indiciam sobre as importações, já que esses tributos eram onerados pela base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Na ocasião, a procedência da ação coletiva autorizou a compensação dos valores recolhidos indevidamente pelos associados nos cinco anos anteriores a 23 de agosto de 2013, quando a ação foi ajuizada. Vale ressaltar que, essa ação, já transitou em julgado, não cabendo mais recurso. O valor a ser ressarcido será corrigido através da Taxa Selic.

Para reaver o valor, a empresa precisa ter todas as declarações de importação (DI´s) do período entre 2008 a 2013, além dos comprovantes de pagamento de PIS/COFINS do mesmo período.

Mais orientações e informações sobre esse trâmite podem ser obtidos no escritório Alcantara, que representa a ACISA e seus associados na ação, pelo telefone (11) 5572-8225.

Editorias: Economia  Jurídica  Negócios  Serviços
Empresa: MP & Rossi Comunicações