Uma palavra, diversas soluções
Uma palavra, diversas soluções
...

Recentemente a temática sobre bullying abriu espaço para discussão, após séries terem como roteiro o colégio e as dificuldades enfrentadas pelos alunos diariamente, entre elas “13 por quês?” (No original: thirteen reasons why). Fora da ficção, diversos temas contribuem para os jovens entrarem em depressão ou até mesmo o suicídio.
Por isso alerta a terapeuta e coach familiar, especializada em terapia familiar sistêmoca, Valéria Ribeiro, \"é importante ressaltar que a escola pode ser um agente contributivo do problema, quando os jovens sofrem bullying ou outros tipos de agressões (físicas, psíquicas e emocionais) ou quando são exigidos em excesso nos colégios\", ou seja, o ambiente escolar pode auxiliar para o aluno tomar decisões erradas e precipitadas.
A escola, segundo a terapeuta e coach, deve estar em alerta, pois o ambiente escolar pode ocasionar futuros distúrbios ou problemas na escola. Porém a terapeuta e coach, revela que com alguns projetos na escola podem mudar essa situação para melhor, \"palestras, rodas de debate, teatro, filmes ou até uma psicóloga na escola são meios de conscientização sobre depressão e suicídio\". E a função de ajudar não é somente da escola, revela que os próprios colegas podem ajudar, mas em alguns casos não sabem como ou tem receio do que possa acontecer, entretanto a terapeuta e coach esclarece como pode ser feito esse intermédio dos colegas, \"Também pode se buscar outras formas de ajudar, exemplo: há alunos que sabem de colegas que estão em depressão, se automutilam ou que pensam em suicídio, mas não sabem como ajudar, talvez uma caixa no colégio onde aqueles, que acharem por bem, colocarem uma mensagem anônima informando que algum aluno está precisando de cuidados ou mesmo tratamento\".
Contudo finaliza a terapeuta e coach Valéria, \"O maior fator de proteção do suicídio é falar sobre ele, seja na escola ou em casa, bem como é necessário que se estimule os jovens a melhorarem sua vivência social, pois isso melhora a produção de serotonina e diminui os quadros de depressão e suicídio.\", ou seja, a temática sobre suicídio não deve ser colocada de lado, tem que ser debatida.
Serviço: Valeria Ribeiro
Terapeuta e Coach Familiar, especializada em Terapia Familiar Sistêmica e Fundadora do Filhosofia
contato@filhosofia.com.br
contato@filhosofia.com.br