E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




O que é Cirurgia Ortognática?
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A cirurgia ortognática é um procedimento odontológico que modifica a posição do maxilar, queixo e gengiva restabelecendo um padrão mais comum. É corriqueiro entre jovens e adultos que, eventualmente, apresentem um desenvolvimento ósseo facial fora da normalidade, ou uma mordida cruzada. Esse procedimento traz a correção das deformidades faciais, melhora a relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, posição da língua, articulação, fonação, mastigação e, em muitos casos, contribui no relacionamento social. Tem como objetivo principal restituir o equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e a beleza estética.
Para o especialista na área, Bruno Chagas, do Centro de Deformidades da Face, primeiro os pacientes passam por um tratamento com o ortodontista, no qual se movimenta os dentes a uma nova posição, alinhando e nivelando, preparando para cirurgia. Logo após esse procedimento, os maxilares são reposicionados cirurgicamente para que os dentes e ossos da face se ajustem entre si de forma apropriada. “Em alguns casos podem ser adicionados ossos, retirados ou redimensionados. Placas de titânio, parafusos, fios e elásticos devem ser usados para assegurar o posicionamento maxilo-mandibular”, comenta o cirurgião.
Chagas esclarece que o tratamento inclui um registro atualizado, com raios-x, tomografia computadorizada, fotos e moldes dos dentes que são escaneados. Tudo isso, segundo ele, é para poder ajudar no direcionamento da cirurgia. “É importante lembrar que a cirurgia ortognática é realizada em ambiente hospitalar sob anestesia geral e tem duração média de uma a cinco horas, dependendo da necessidade do procedimento”, afirmou.
Uma das grandes dúvidas sobre o procedimento é sobre o pós-operatório e a recuperação. Neste período o inchaço é o maior desconforto. O paciente deve fazer repouso e, no primeiro mês, ingerir apenas líquidos e alimentos pastosos, dado que a mastigação volta ao normal depois de aproximadamente 50 dias. Deve-se evitar também qualquer atividade fisicamente estressante até que o médico responsável libere o paciente.
Quaisquer dores após uma cirurgia ortognática são facilmente controladas através de medicação. Em geral, os pacientes podem voltar as suas atividades laborais no período de uma a seis semanas após a cirurgia. Vale ressaltar que todo este procedimento cirúrgico é realizado por dentro da boca, portanto, não promove cicatrizes na face. Normalmente, após a cirurgia, os pacientes apresentam dormência em algumas das regiões operadas, mas isso é reversível num período variável. A dormência evita a dor.
Mas, ainda existe a grande questão: Como saber se é preciso ou não fazer uma cirurgia ortognática? De acordo com o doutor Bruno Chagas, pacientes que sofrem por conta de dores na face, sorrisos tortos e outros problemas semelhantes, podem precisar fazer esse tipo de procedimento. “Algumas pessoas que sofreram traumas graves na face também podem apresentar uma deformidade que exija a correção cirúrgica’’, disse.
É necessário passar por uma avaliação do ortodontista, que encaminhará ao cirurgião ou ir direto à procura de um profissional especialista em procedimentos como esse. É importante destacar e alertar que em cada paciente os sintomas são variáveis, por isso, é preciso sempre procurar um especialista.
Serviço:
Dr. Bruno Chagas
Cirurgião Buco Maxilo Facial
drbrunochagas@hotmail.com
http://www.facebook.com/brunochagas253
@drbrunochagas
(21) 2161-0948
Rua Augusto de Vasconcelos 544, sala 466 – Campo Grande, Rio de Janeiro.

Editorias: Estética e Beleza  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Toda Comunicação  
Contato: Verônica Pacheco  
Telefone: 41-3209-8542-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: todacomunicacao
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.